Maggie Stiefvater – Calafrio

Que livro lindo, perfeito, romântico, fofo e tudo de bom. Fazia tempo que não lia algo com uma história tão marcante, simples e encantadora. Hoje faço a resenha do primeiro livro de uma das minhas séries favoritas (Os lobos de Mercy Falls), Calafrio de Maggie Stiefvater.

O livro já começa ótimo pelas impressões que tirei da capa. Antes de lê-lo confesso que ele sempre aparecia para mim como indicado na página da minha cesta de compras da Saraiva mas eu nunca dava muita bola para aquela capa esquisita (e olha que em miniatura ela fica muito esquisita mesmo). Mas como ela sempre estava lá e eles colocam aqueles livros baseados no estilo literário que você compra, ficava sempre curiosa. Um dia fazendo minha visita semanal à biblioteca da minha faculdade (que por sinal é muito bem abastecida e segundo diz a propaganda uma das maiores da América Latina) vi o livro no expositor da seção de literatura estrangeira. Não acreditei na minha sorte, era o destino conspirando a favor do livro! Peguei-o na mão e vi que a capa tinha um lindo lobo desenhado no canto e li que os fãs da série Crepúsculo iriam amar o livro. Claro que o levei para casa (junto com mais uns cinco livros) e o devorei em um dia! Depois de ler entendo que a capa quis passar a ideia central de toda a trama, frio, MUITO FRIO.

Grace é uma adolescente que foi mordida por lobos quando criança, mas foi salva por um misterioso lobo com quem ela manteve uma espécie de ligação. Durante o inverno ela fica na varanda olhando para aquele lobo e sente que ele a observa e a reconhece. Ao longo da trama vamos descobrindo que Sam (também conhecido como o lobo salvador misterioso) é um lobisomem. Mas esqueça aquela história de lua cheia, a transformação se dá através da temperatura. E é aí que entra o frio, na cidade de Mercy Falls faz muito frio. E é com ele que Sam vira lobo. Mas com a chegada do verão ele volta a sua forma humana e se aproxima de Grace.

A partir daí muita água vai rolar por debaixo da ponte, muita coisa acontece e altera o futuro dos dois, mas posso dizer que o mais lindo e profundo do livro é o amor entre eles. A narrativa é alternada entre Grace e Sam e isso nos mostra tudo pela perspectiva dos dois, tenho que dizer que amei isso nessa obra, ficou perfeito!

Sou suspeita pra falar porque sou muito fã da série, mas acho que ela devia ser bem mais conhecida e que todos deveriam lê-la! Já li o segundo livro da série, Espera, que foi lançado há pouco tempo (em breve teremos a resenha aqui) e só aumentou minha paixão pela história de Grace e Sam! Este está muito mais do que recomendado, leiam e se apaixonem!

Avaliação (de 1 a 5):

Deixe uma Resposta

