Paula Pimenta – Fazendo meu filme

Oi pessoal! A resenha de hoje é muito especial pois se trata de um livro brasileiro e que foi um dos melhores que eu já li do gênero!!! Fazendo meu Filme 1: A estreia de Fani é um livro sensacional, escrito por Paula Pimenta (que já considero uma gênia da escrita só por este primeiro livro)!

A trama gira em torno de Fani, uma adolescente de 16 anos que mora em Belo Horizonte e é simplesmente apaixonada por filmes. Tenho que dizer que AMEI as citações de filmes (todos maravilhosos) no início de cada capítulo. Tem livros que tem citações muito chatas ou nada a ver com a história, mas essas foram perfeitas (eu geralmente as pulo mas neste eu li todas). A lista de filmes da vida de Fani (que está no prólogo) também me agradou muito, já vi quase todos e me identifico muito. E agora por causa do livro vou procurar os que ainda não olhei e torrar um bom dinheiro na locadora!

Bem, voltando à história, Fani tem uma vida social bem agitadinha, embora prefira ficar em casa com seus DVDs como ela mesma diz logo no primeiro capítulo. Me encantei com todos os personagens, os pais de Fani (com ressalvas à mãe dela que não entende que ela NÃO VAI prestar vestibular para Direito), as amigas Natália e Gabi (as duas são tão fofas e dão tanta força para a Fani, todo mundo deveria ter amigas assim) apesar de elas terem seus defeitinhos também né, e claro, o Leo, que garoto fofo, querido e inteligente. Leo é o pretendente perfeito para uma garota como Fani, mas ela só tem olhos para o professor de Biologia dela.

No meio de muitas confusões Fani vai fazendo descobertas e amadurecendo bastante. Os sentimentos dela são bem confusos como os de toda adolescente e às vezes ela não consegue enxergar o que está bem diante dos seus olhos. Senti pena do Leo e raiva dele em alguns momentos (na verdade senti isso por quase todos os personagens). Me identifiquei demais com a Fani porque tudo que ela sente pelos seus filmes, todo o amor e carinho é o que sinto pelos meus livros (adorei a parte em que ela diz que não empresta porque senão teria que ligar de cinco em cinco minutos para ver se o filme estava bem, é exatamente como me sinto quando empresto um livro).

Foi simplesmente fantástico poder se identificar tanto com uma mocinha de livro, que lê Veja e Caras (e a “Caprichosa”) como todas nós. A autora cita em vários momentos programas, músicas e outras coisas brasileiras que geralmente não conseguimos acompanhar em livros estrangeiros. Passei muito tempo lendo resenhas sobre como esse livro era ÓTIMO e vendo uma avaliação excelente no Skoob mas ainda assim ficava com o pé atrás com este livro. Acho que aqui no Brasil ainda temos essa mania de querer menosprezar nossa cultura, o que é nosso. Ainda bem que depois de um tempo vendo essa capa maravilhosa em todas as livrarias que ia decidi comprar e só me arrependo de não ter feito isso antes (bem feito pra mim, quem mandou ser preconceituosa). O livro é divino, a escrita de Paula Pimenta é nota dez e a trama que ela criou é perfeita.  Não deixa nada a desejar para os livros lá de fora, alias é muito melhor que muitos deles!

Recomendadíssimo com toda certeza, entrou pra minha galeria de favoritos e usando os critérios de avaliação da própria Fani dou 5 estrelinhas para Fazendo meu Filme!

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. gabi
    Abr 07, 2011 @ 13:39:57

    Eu também AMEI esse livro! Fiz a resenha dele essa semana lá no blog! Se quiser dar uma olhadinha

    http://www.livrosevagalumes.blogspot.com

    Responder

  2. Carol
    Abr 07, 2011 @ 14:45:45

    Amei sua resenha! O livro é PERFEITO mesmo!!
    Lindo o blog!
    Bjs

    Responder

  3. Li²vros.
    Abr 14, 2011 @ 15:00:19

    Olá! tudo bem? O meu blog aborda quase o mesmo tema que o seu. Eu faço críticas e dou informações sobre os livros. Ainda estou começando, então queria saber se agente não pode fazer parceria ( :

    Beijos.

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Abr 15, 2011 @ 08:55:23

      Olá Bruna! Dei uma olhada no seu blog e achei muito bonito, gostei muito mesmo! Claro que podemos fazer uma parceria, na verdade um blog complementa o outro, pois você dá maiores informações sobre o livro, enquanto eu me foco mais nas resenhas, então seria muito legal. Me manda um e-mail para mundodaleiturawp@gmail.com pra gente se falar 😉

      beijos

      Responder

  4. lorena
    Abr 15, 2011 @ 16:50:20

    paula pimenta vc tem que fazer o livro fazendo mkeu filme 5 , 6e 7 nem que tenha que esperara 4 anos ou 5 viu me liga 36686548

    Responder

  5. FMF FOREVER
    Set 01, 2011 @ 13:09:44

    oi!
    eu ouvi diser que,depois de fazendo meu filme 4,vai ter um livro só de um personagen que NÃO É A FANI.
    gostaria de saber se vcs já sabem QUEM será!
    bjs da garota que ama FMF de todo o coração
    🙂

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 02, 2011 @ 08:17:30

      Oi Aline! Que bom saber que tem alguém que gosta de FMF tanto quanto eu 😀
      Deu pra ver que voc6e já descobriu que a nova série da Paula Pimenta, Minha Vida Fora de Série, terá como personagem principal a Priscila! Estou muito curiosa para ler e ansiosa por FMF 4!!!

      Beijos

      Responder

  6. FMF FOREVER
    Set 01, 2011 @ 13:15:18

    oi! sou eu de novo!
    NAUM PRECISA MAIS RESPONDER! o personagem do novo livro vai ser a pricsila! uma série todinha só pra ela!
    bjbjbjbjbjbjbjbjb

    Responder

Deixe uma Resposta

