Suzanne Collins – Em Chamas

Em Chamas, segundo volume de Jogos Vorazes, tinha a difícil missão de igualar o grande feito de seu antecessor. Afinal, o primeiro livro foi um fenômeno extraordinário, uma obra escrita com maestria e perfeição. Chocante, angustiante e, ainda assim, emocionante! Foi um dos melhores livros que já li com toda certeza, e olha que eu já li muito nestes meus 18 aninhos de vida (se quiser saber mais sobre Jogos Vorazes, visite o post Os livros da minha vida).

Suzanne Collins tinha um enorme peso nas costas ao escrever Em Chamas, a responsabilidade de dar aos fãs alucinados pela história de Katniss (entre eles esta que vos fala) algo a altura daquele glorioso início.

Para vocês que não estão entendendo do que eu estou falando, dêem uma olhada nas resenhas do Skoob e vejam a unanimidade de elogios que a obra recebe.

Mas, o que vocês devem estar querendo mesmo saber é se Suzanne conseguiu repetir este grande feito ou não. Vou contar: esta mulher é um fenômeno. Ameeeeeeeeeei Em Chamas e, assim como em Jogos Vorazes, não consegui desgrudar das páginas do livro.

Katniss é, juntamente com Rose Hathaway de Vampire Academy, a minha personagem favorita de Young Adults. Sua força e sensibilidade, sua dificuldade em aceitar relacionamentos e sua abnegação e aceitação a tornam real e cativante. Fico maravilhada com a perfeição que a autora teve ao construir esta personagem. Talvez o fato que mais me agrade nela seja a sua imperfeição. Ela não é certinha. E é justamente isso que a torna tão especial!

A garota conseguiu ganhar os Jogos e ainda salvar outro participante (Peeta) o que é inédito na história de Panem. Mas isto irritou profundamente a Capital. Agora o presidente Snow fará de tudo para conter a rebelião que ela pode ter começado sem querer.

Agora vou confessar, Gale roubou a cena totalmente neste livro. Pela primeira vez há um triângulo amoroso em que eu não tenho um favorito. Tanto Peeta quanto Gale roubaram meu coração. Não dá para criticar nenhum deles. Mas este é o menor dos problemas de Katniss, porque depois de passado certo tempo de sua volta para casa ela entende que seu futuro jamais será o mesmo e que a Capital não deixa barato. E a vingança pode ser pior do que a morte de todos que ela ama, ela pode significar voltar à arena e aos Jogos novamente…

Este livro, caros leitores, é imperdível, extasiante e chocante. Não só pela dura crítica social claramente estabelecida, mas pela quantidade de sentimentos que faz aflorar no leitor. Indico, recomendo e assino em baixo! 😉

Avaliação (de 1 a 5):

5 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Maio 09, 2011 @ 13:26:02

    Ahhhh!! Que invejinha!!
    Já tenho os dois livros aqui na estante, mas ainda falta tempo!!!
    Vejo que todo mundo fala tão bem dessa série…
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Maio 09, 2011 @ 14:30:09

      A série é muito, muito, muiiiiito boa Camila! Tenho certeza que vc vai amar!
      Hehehe, sei como é. Tenho vários livros em casa que estou doida para ler, mas sempre aparece um lançamento mais desejável e eu acabo deixando os outros pra trás. Jogos Vorazes ficou uns meses na minha estante até que peguei para ler, mas depois só pensava em como tinha perdido tempo ao não ler antes pq amei a história de paixão!!!

      Beijos

      Responder

  2. gabi
    Maio 09, 2011 @ 14:33:36

    Eu quero muito ler! Ainda não li nem Jogos Vorazes… vê se pode! Mas acho que ainda esse ano leio ambos!!

    Gabi
    Livros & Vagalumes

    Responder

  3. laissa
    Abr 07, 2012 @ 14:29:03

    qual a dura criticas politica a que o livro se refere???

    Responder

Deixe uma Resposta

