Cassandra Clare – Cidade das Cinzas

Cidade das Cinzas, segundo volume da série Instrumentos Mortais de Cassandra Clare, conseguiu (para mim) ser muito melhor que o primeiro. Cidade dos Ossos foi um tanto decepcionante, apesar da criatividade inegável da autora, pois senti nitidamente que ela se perdeu ao longo da trama. Porém os mistérios, romances e aventuras, mesclados com personagens muito bem embasados transformaram um livro que era no máximo regular em uma obra muito boa.

Clary e Jace são, sem sombra de dúvidas, o casal mais estranho dos young adults atuais. Principalmente depois da chocante revelação no final do primeiro volume. O que não quer dizer que eu não torça muuuuito por eles (aliás, neste livro tive muita pena da Clary, também não saberia o que faze ou como agir na situação em que ela se encontrava). Jace é um caçador de sombras bad-boy que com certeza rouba a cena toda vez que aparece em algum diálogo!

Achei este segundo livro mais bem desenvolvido, embora continue me perdendo um pouco durante a narrativa. A autora nos apresenta vários fatos jogando muita informação em cada página, o que por vezes prejudica o entendimento. (Não há nada pior do que precisar reler várias vezes um diálogo para compreender quem falou o que).

A abordagem de Cassandra Clare faz aos nephilins e outros seres do sub-mundo é fantástica, adoro os caçadores de sombras, suas estelas e seus símbolos de proteção. Inclusive achei genial o enfoque que ela dá ao “poder” de Clary.

Dou quatro estrelas por acreditar que esta história ainda pode melhorar muito mais no decorrer da série. E que venham City of Glass e City of Fallen Angels!!!

Avaliação (de 1 a 5):

4 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Maio 19, 2011 @ 17:19:57

    Oi Adri,
    Eu fiquei passada com o final do Cidade dos Ossos e devorei o Cidade das Cinzas esperando descobrir que tudo aquilo era mentira! Bom, ainda tenho fé nisso!! rs… O que me irritou nesse livro foi o Simon, mas fora isso acho também que a autora deu um salto em relação ao primeiro livro!! E que venham os próximos!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

  2. Mundo da Leitura
    Maio 23, 2011 @ 13:26:28

    Ai, o Simon me lembra muito Jacob Black (embora eu não ache esta série nem de longe tão boa quanto Crepúsculo. Não sei, mas ainda tenho o pé atrás com a Cassandra Clare por causa da novela das fanfics de Harry Potter. Mas não consigo deixar de ficar curiosa e ansiosa pelos próximos volumes!!!

    Responder

  3. Camila
    Maio 23, 2011 @ 22:56:59

    O Simon é o próprio Jacob: o mala que não se toca que está sobrando!! hehehehe Ah sim, eu gosto dessa série, mas como Twiligh não tem!! Eu sou mega suspeita nesse sentido!
    Já ouvi falar desse negócio das fanfics, mas nunca entendi direito o que aconteceu!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

Deixe uma Resposta

