Anna Godbersen – Luxo

Este é um livro que já começa luxuoso pela capa, que é lindíssima! Amei esta obra, que tem um “quê” de Gossip Girl, só que no fim do século XIX. A menina da capa está usando um vestido fabuloso e passei o livro inteiro imaginando as personagens vestidas daquele modo.

Luxo, de Anna Godbersen, traz a história da alta sociedade nova yorkina na virada do século. Moças com muitos adornos, chapéus e carruagens. Cavalheiros distintos posando de fraque. E no meio deste cenário, as mais tradicionais famílias se envolvem em mentiras, traições e trapaças.

Penelope Hayes vem de uma família não tradicional, são considerados novos ricos e ostentam opulentamente tudo o que possuem em seu modo de vestir e de viver. Ela está em um relacionamento secreto com Henry Schoonmaker, famoso garanhão da cidade, e tem esperança de que ele logo peça sua mão.

Elizabeth Holland vem de uma família bem mais tradicional e é a melhor amiga de Penelope. Porém a tradição nada significa se sua família não tem posses nem dinheiro, e é este o caso dos Holland. Depois da morte do pai, que deixou enormes dívidas, eles não mais se recuperaram, embora continuem mantendo a pose e a pompa que a sociedade requer. Para a Sra. Holland a única solução é que sua filha faça um bom casamento. E isso significa casar-se com Henry Schoonmaker. O pai de Henry quer concorrer às eleições e não quer nem saber em casamento de seu filho com Penelope Hayes (que não vem de um berço nobre). Mas Elizabeth é uma ótima opção, pois é bem mais recatada, e seu sobrenome é forte nas altas rodas.

No fundo Henry não está nem ai para nada, não quer se casar com ninguém, só deseja beber e dormir com muitas mulheres. Mas tudo muda quando ele conhece Diana Holland, a irmã de Elizabeth. Eles tem uma forte química, e são impelidos um ao outro. Elizabeth também não quer nem saber de casamento, mas isso porque seu amado é Will Keller, e este amor é impossível.

Sendo assim o quadro é: Penelope gosta de Henry, que ama Diana, mas vai se casar com Elizabeth que ama Will, que é desejado por Lina, a empregada dos Holland. E agora, o que fazer? O livro começa com a nota de funeral de Elizabeth e a partir daí vamos conhecendo a história de todos, nos encantando com a beleza da época ao mesmo tempo em que nos chocamos com as coisas que eram ditas ou feitas por debaixo dos panos.

Este livro é realmente ótimo. Parece confuso e fútil, mas não é. Mostra que o amor surge em qualquer idade, em qualquer tempo, e não pode ser contido simplesmente por convenções sociais. Amei a leitura e já embarquei no segundo livro da série.

Tenho de parabenizar a Editora Rocco pelo excelente trabalho na tradução e edição do livro. Ficou perfeita. A cada capítulo existe uma nota de jornal ou de alguma publicação fictícia da época que é uma prévia do que virá no decorrer da trama, o que foi uma jogada genial da autora. As letras usadas nos cabeçalhos são lindas e a diagramação também ficou muito boa. Leiam e se deslumbrem!

Avaliação (de1 a5):

Advertisements

6 comentários (+add yours?)

  1. gabi
    Jun 03, 2011 @ 14:30:47

    Faz um tempão que eu vejo esse livro na livraria e acho a capa dele um luxo hihi, talvez um dia desses eu acabe comprando, mas sempre tem outro que me chama mais a atenção.

    Gabi

    Responder

  2. Camila
    Jun 05, 2011 @ 14:17:17

    Oi Adri,
    Tenho muita vontade de ler essa série, mas o preço dos livros e incerteza sobre a publicação dos próximos volumes me desanima de verdade!! Infelizmente a Rocco cobra muito caro!!! rs…
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jun 08, 2011 @ 15:54:23

      Realmente, a publicação dos outros volumes está atrasada (o que é um vício da Rocco!) e ainda cobram muito caro cada livro, mas como eu gostei bastante da história acho que vale a pena 😉

      Responder

  3. Paulinha
    Jul 22, 2011 @ 16:40:49

    Essa série é muito booa mesmo!!! Alguém sabe quando será lançado, em português, o terceiro livro da série?

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jul 24, 2011 @ 11:28:19

      Oi Paulinha!
      Esta série é ótima, pena que existe uma demora tão grande em lançar os livros! Eu não sei quando vai ser lançado o terceiro volume, mas vou entrar em contato com a editora e, se conseguir uma resposta, te aviso, ok 😉

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: