Anna Godbersen – Intriga

Intriga, de Anna Godbersen, é o segundo volume da série Luxo, publicada aqui no Brasil pela Editora Rocco sob o selo Jovens Leitores. A capa e edição continuam lindíssimas, e a vida em Manhatann na virada do século XX também!

Os acontecimentos do final do primeiro livro nos levam a crer que um final feliz se encaminha. Mas não é bem assim que funciona. Impossível escrever esta resenha sem uma pontada de frustração pelo caminho que a autora tomou no final deste volume. Mas estou me adiantando, vamos à história…

Após a morte de Elizabeth, recaiu sob os ombros de sua irmã Diana a responsabilidade de se casar com um bom partido para salvar a família da miséria. Porém ela é jovem e tem um espírito indomado, o que dificulta as tentativas de sua mãe de jogar rapazes bem nascidos em cima dela. O amor por Henry continua forte, mas ele a rejeita logo do começo do livro por causa do peso na consciência pela morte da ex-noiva Elizabeth e também pelas convenções sociais da época impostas rigidamente por seu pai.

Penelope Hayes está fazendo o gênero de boa moça, para ocupar o lugar de sua “melhor amiga” no coração da sociedade Nova Yorkina e, é claro, se casar com Henry Schoonmaker! Recebendo informações de Lina (ou Carolina Broad, como agora é chamada) ela está muito perto de alcançar seus objetivos.

Até aí a história se encaminhava muito bem, o livro é ótimo, os personagens e seus conflitos continuam cativantes e a narrativa, empolgante. Porém, só quem leu o primeiro livro vai perceber que não falei ainda de um casal desta trama, o mais importante. E é aí que, para mim, a história degringolou. Cada um tem o seu ponto de vista e até entendo o que a autora quis mostrar, mas detesto finais tristes. E o final deste livro me deixou aos prantos. Não sei se a autora ainda poderá reverter o quadro infeliz que criou para o final, mas espero que sim (quero Envy e Splendor logo)!!! O final do primeiro livro me deixou crente que tudo era possível e agora minhas esperanças estão destruídas. Adoro terminar um livro com um sorriso no rosto, ou ao menos com a perspectiva de que tudo se encaixou e se completou, mas não foi assim que me senti ao terminar esta obra.

É claro que ainda tenho fé, afinal é uma série e no mundo dos livros tudo pode acontecer (isto é o que mais me encanta nele)! Só não darei 5 estrelinhas pela tristeza que o final me trouxe, mas recomendo demais esta série, que é realmente ótima!

 Avaliação (de 1 a 5):

2 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Jun 06, 2011 @ 20:04:37

    Se empolgou e leu na sequencia??
    Que pena que rola esse final triste!! Eu sou uma romântica e detesto acompanhar histórias de casais que deixam a gente super empolgada, para depois estragar tudo com uma coisa ruim!
    Acho que já não vou me sentir tão culpada por não ler essa série! Pelo menos, não por enquanto!
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jun 08, 2011 @ 15:57:26

      Hehehe! Me diverti tanto com o primeiro que engatei o segundo volume. Hehe, não precisa se sentir culpada mesmo, mas se a Rocco se dignar a publicar o próximo volume e eu ler, faço resenha pra te falar se os fatos mudaram (embora eu desconfie que não). Mas a estória e a narrativa foram muito boas neste também…
      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

