Sara Shepard – Maldosas

Tinha este livro há um tempão em minha estante e nunca criava coragem de pegá-lo por medo de me decepcionar com a história. Havia lido diversas resenhas positivas sobre ele, mas ainda assim fiquei com o pé atrás. E como a produção literária só aumenta, sempre tinha alguma obra que passava na frente dele. Mas, depois de olhar longamente para ele lá da minha cama, fiquei tentada a começar a leitura. E logo nas primeiras páginas fui fisagada!!!

A história é realmente excelente. Cinco meninas unidas por segredos, mentiras e traições. Alison, Spencer, Emily, Aria e Hanna são a elite do colégio elitista em que estudam. Mas o sétimo ano é marcado por um terrível acidente. Alison desaparece, e com ela os segredos escabrosos de todas as outras.

Três anos depois, tudo mudou para as quatro restantes. Elas seguiram caminhos separados após ficarem sem a líder do grupinho, quem as mantinha unidas. Hanna, a gordinha da turma, virou a magérrima e mais popular garota da escola. Aria passou um longo período na Islândia, e amadureceu muito por lá. As outras duas contiaram com suas vidas, mas sempre pensando em Ali e no que teria acontecido com ela.

Mas agora, sem mais nem menos, todas começam a receber misteriosas mensagens de alguém que parece saber tudo o que somente Alison sabia e muito mais. O remetente assina apenas como “A”. Cada uma tem problemas graves em suas vidas aparentemente perfeitas e ao longo da trama vamos descobrindo mais sobre elas. E sempre pontuando tudo isso está o mistério de quem é A. As mensagens falam sobre coisas que ninguém presenciou e cada vez que alguma delas recebia uma eu ficava mais chocada e mais curiosa.

Outros mistérios também cercam a trama, como a “Coisa com Jenna”, o que houve com Ali ne tantos outros. Meu medo de ler o livro era achar a trama muito fútil, mas passei longe disso. Os dramas vividos pelas protagonistas são muito sérios e preocupantes. Várias vezes tive vontade de pegá-las no colo e dizer que tudo ficaria bem. A indiferença ou cobrança dos pais está muito presente, assim como disturbios alimentares, problemas com drogas e bebidas, homossexualismo e muitos outros.

Poderia ficar horas escrevendo sobre motivos que temos para ler este livro, mas posso resumir tudo numa coisa só aprendemos muito com esta história. Acima de meninas ricas e mimadas, entendemos como vários jovens são levados a atos de extrema loucura quando falta uma base familiar sólida.

O livro é o primeiro de uma série chamada Pretty Little Liars, que já possui mais três volumes lançados aqui no Brasil: Impecáveis, Perfeitas e Inacreditáveis pelos quais estou mais que anciosa!!!

Avaliação (de 1 a 5):

4 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Jun 13, 2011 @ 10:10:08

    Oi Adri,
    Estou com esse mesmo problema. Já tenho os dois primeiros livros da série, mas tá faltando coragem e tempo! Fico com medo de ser uma história fútil! Mas depois que li sua resenha, me animei!! Quem sabe já não “tiro da frente” logo! hehehe
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

  2. gabi
    Jun 13, 2011 @ 21:13:14

    Eu adorei esse livro, mas com o segundo me decepcionei um pouco. Mas não desanima porque conheco pessoas que amaram, então depende do ponto de vista e do que a pessoa espera de cada livro.

    Gabi – Livros & Vagalumes

    Responder

Deixe uma Resposta

