Diana Gabaldon – A Libélula no Âmbar

Desde que li A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander, soube que estava irreversivelmente fadada a fazer um rombo no meu orçamento e ler a série inteira. Um rombo porque a série é grande e também porque cada volume custa os olhos da cara. E quando eu digo os olhos da cara não quero dizer R$ 50,00 ou R$ 60,00 reais, quero dizer mais ou menos R$ 90,00. E o detalhe é que após o segundo volume, todos os outros são divididos em duas partes, ou seja, dois livros para pagar!!! Porém, como eu já disse, não havia como fugir disso, porque a narrativa de Diana Gabaldon é perfeita e encantadora, me seduziu por completo.

Mas, como vocês devem imaginar, nem tudo na vida são flores e pra achar estes livros e coincidentemente ter dinheiro para comprá-los, não é fácil. Por isso, vocês não imaginam a minha surpresa, um dia desses, ao ir a biblioteca da universidade e, procurando despretensiosamente, encontrar este livro lá disponível para retirada. Foi o destino, não tem outra explicação! Agarrei meu exemplar de 900 páginas e fui para casa lendo. Posso garantir que a autora não perdeu o talento e a genialidade, pois me prendeu de tal forma que só larguei o livro para viajar no final de semana (para Gramado) e ainda assim, só em consideração ao meu namorado que já me aguenta lendo na casa dele todos os finais de semana comuns e iria surtar se eu fizesse isso lá também.

Atenção, se você não leu o primeiro volume, esta resenha pode conter spoilers!

O livro começa dando um salto de 20 anos no tempo (aliás, no tempo presente, e não no século XVIII, em que termina o volume anterior). Essa foi, para mim, a jogada de mestre de Gabaldon. Foi um lance arriscado não continuar a sequência do ponto onde parou, mas funcionou otimamente bem para esta obra. Claire está 20 anos mais velha e tem uma filha. Começamos a entender que ela voltou para o tempo presente através do círculo de pedras e viveu durante estes anos com seu marido Frank. Agora só resta saber o motivo. Vocês não imaginam o tamanho da minha curiosidade ao virar as páginas para entender, por que, por que? (!) ela deixou Jamie!!!! Afinal, que mulher faria isso??? Muito estranho…

Nesta primeira parte conhecemos Brianna, filha de Claire, e Roger Wakefield que aparece logo no início do primeiro livro e que conheceu Claire quando era uma criança em sua primeira visita as Highlands. Elas estão de volta à Escócia, depois da morte de Frank e buscam a ajuda de Roger para uma pequena pesquisa histórica. Claire deseja saber o que houve com seu outro marido, o marido que ela tanto amou e deixou para trás.

É muito difícil descrever a mestria, a simplicidade e genialidade que permeiam a narrativa criada pela autora. Dizer que eu amo esta história, seus personagens, seus detalhes todos significativos, é muito pouco. Raridade achar uma obra tão bem escrita e desenvolvida, capaz de nos cativar por 890 páginas consecutivas e nos fazer desejar mais e mais. Mais romance, mais ação, mais aventura!  Claire e Jamie dão voz aos nossos desejos mais íntimos, nos fazem suspirar e querer estar em algum lugar sem tecnologia, sem banheiros e sem higiene, apenas para termos a companhia de um cavalheiro tão dedicado e amoroso como nosso marido quanto Jamie Fraser!!!

Os personagens evoluíram muito de um livro para outro e o impossível aconteceu, gostei mais deste do que do primeiro! Apesar de algumas partes mais lentas, cheias de referências políticas, a grandiosidade da história quase nem nos deixa reparar. Realmente, uma das melhores, senão a melhor série que já li! Recomendadíssimo!!!

Avaliação (de1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Jul 22, 2011 @ 05:39:39

    Eu só passei o olho pela resenha porque não quero spoilers! Eu não li o primeiro livro devido ao preço hah, mas vou ver se acho em algum lugar. Eu vi o filme, mas não sei se é parecido..

    Gabi

    Responder

  2. Camila
    Jul 25, 2011 @ 11:32:29

    Oi Adri,
    Eu não li a resenha inteira porque ainda não li o primeiro volume!!
    E me odeio por isso! hehehe
    Eu morro de vontade de ler essa coleção, mas não consigo encontrar esses livros para comprar… Bom, encontrar num preço decente!! rs…
    Mas tenho esperanças!! rs…
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jul 25, 2011 @ 15:52:57

      Hehehe, um dia haverá uma promoção Camila (apesar da Rocco não ser muito fã deste tipo de coisa né)…
      Estes livros são bem raros, e acho que isso é uma das coisas que os torna tão preciosos 😉
      Não perca a fé, quem sabe o Submarino ou a Fnac não tem uma súbita ideia de vender estes livros a R$ 10,00?! Hehehe, bem que eu queria!

      Beijos

      Responder

  3. Gabi
    Jul 26, 2011 @ 04:53:44

    Oi, só para responder a perguntinha que tu deixou em um comentário lá no blog, eu estou na Alemanha. Fiquei uns dias na Itália também 🙂

    Quem dera a submarino resolver fazer uma super promoção desse livro haha

    Gabi

    Responder

  4. camila
    Nov 27, 2013 @ 21:45:30

    nao encontro o volume 2 em nenhum lugar

    Responder

  5. Compradora
    Fev 05, 2015 @ 01:36:30

    Oi! Tô louca atrás desse livro… vc me venderia seu exemplar?! Eu pago bem!
    qualquer coisa, me manda um e-mail!!

    Responder

Deixe uma Resposta

