Raphael Draccon – Dragões do Éter: Caçadores de Bruxas

Este livro é um épico. Recheada com uma narrativa rica, bela e criativa, esta obra nos surpreende pelo misto de complexidade e simplicidade que o autor conseguiu colocar em uma mesma trama. Pense nos contos de fada, nossos velhos conhecidos de infância. Agora pare e reflita sobre essas estórias, seus personagens e tente pensar em como eles chegaram até o lugar onde a sua fábula se desenrola. Quem eles são, como vivem? Estas perguntas, segundo o próprio autor, foram o que o levou a construção do mundo mágico chamado Nova Ether.

É com muito prazer que hoje resenho uma obra nacional grandiosa, que merece ser lida e conhecida por todo o leitor que deseja um livro diferente, emocionante, empolgante, com uma narrativa única, singular e que transmite todo o tempo que Raphael Draccon deve ter passado em aulas de escrita criativa.

Já aviso de início, leia sem preconceitos, com a mente aberta a uma nova forma de ler estórias, porque a forma com que o autor descreve a sua trama é totalmente diferente de tudo que eu já havia lido. Confesso que o início me deixou preocupada. Ele é mais lento e vagaroso, uma parte introdutória a real história que se desenrolará ao longo das páginas. Mas vamos a história.

E um. E dois.

E três.

Ariane Narin é uma jovem que teve uma trágica experiência quando criança. Ela viu sua avó ser devorada por um lobo e foi salva por um caçador. Até hoje o povo de Nova Ether a conhece pela cor do chapéu que ela usava no dia do incidente. João e Maria Hanson são dois irmãos que também tiveram um acontecimento terrível em sua infância, uma bruxa lhes trancou em uma casa de doces e quase os matou.

O que tem em comum estas duas histórias, além de crianças que tiveram más experiências? Isso é o que Primo Branford, rei de Arzallum, deveria ter averiguado com mais cuidado. Prestando atenção nestes fatos isolados, que ocorreram após a grande Caçada das Bruxas promovida por ele para a salvação do reino, ele teria evitado o que ocorreu na época em que lemos esta estória. Mas dando uma de narrador que dá opinião, se ele tivesse feito isso, eu não poderia estar escrevendo esta resenha porque não haveria livro para que eu lesse!

E o que é que ocorreem Nova Etherna época deste conto? Isso você só vai descobrir lendo este livro maravilhoso, repleto de encanto e magia. Nele tudo pode acontecer, príncipes se encantam com plebeias, anões e trolls propõe tréguas pelo bem maior, piratas se unem a bruxas e Reis descobrem que não são tão inatingíveis, nem O Maior de Todos os Reis. Mas estes são fatos que devemos ler para compreender.

Não sei bem como explicar sobre o que exatamente se trata a história, pois ela se trata de muitas coisas ao mesmo tempo. O autor enlaça vários pequenos trechos que começam a fazer sentido apenas depois de algum tempo e te deixam na maior expectativa pelo desfecho. Isso torna a leitura instigante e me via durante o dia, no trabalho, remoendo os acontecimentos e ansiando a hora de retomar a estória para descobrir o desfecho de determinada situação!

A capa é linda e eu adorei o acabamento do livro, minha única ressalva é que no final do livro haviam várias páginas repetidas misturadas com as outras, o que tornou a compreensão de um dos capítulos bem difícil. Mas apesar disto, eu amei esta leitura e recomendo a todos. Parabéns à Raphael Draccon por ser um ótimo escritor, que faz sucesso mesmo em um país onde seus autores são muito pouco reconhecidos e tem pouco incentivo. No mais, leiam e me contem se gostaram ou não! Eu sei é que estou com grandes expectativas para Corações de Neve (segundo volume da trilogia), que segundo resenhas no Skoob, é melhor ainda que o primeiro!

Avaliação (de 1 a 5):

2 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Jul 29, 2011 @ 11:13:27

    Eu estava com a Nanda (do Viagem Literária) na Bienal de São Paulo e vimos que o Draccon estava autografando livros. Ela me chamou e disse: Vamos lá, você precisa conhecer o livro dele!! Me empolguei na hora, comprei o livro, peguei o autógrafo, tirei uma foto e fui pra casa! Deixei o livro lá na estante!! Depois de um tempo resolvi pegar para ler e fiquei completamente apaixonada!! Por sorte, achei uma promoção no Submarino dos livros 2 e 3 e comprei na hora! Por azar, ainda não tive tempo de ler!! rs…
    Essa história é sensacional!
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jul 29, 2011 @ 16:52:41

      Hehehe, ah como eu queria ir na bienal do livro, conhecer a Nanda e ainda comprar o livro do Draccon e recebê-lo autografado (invejinha branca)!!! Agora eu é que vou ter que catar uma promoção para comprar os outros dois volumes porque estou super curiosa! Nossa Camila, juntando todos os livros que você tem e ainda não leu da mais do que a minha estante inteira, hehehe 😛

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

