Stephenie Meyer – Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado

Este é um livro que eu geralmente não leria, se já não houvesse lido tantas resenhas positivas em blogs literários após o lançamento. E aí está uma prova concreta do quanto eu necessito destes sites em que posso buscar conselhos na hora de escolher um livro. Isso porque eu teria deixado de ler uma grande obra por preconceito. Eu amei ler Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado. Sempre fui uma fã assumida da série e achei este livro, além de muito elucidativo em relação aos acontecimentos de cada volume, uma visão profunda e muito realista sobre o mundo da autora e o processo criativo pelo qual se passa para chegar a um grande texto.

Através deste guia pude compreender totalmente a extensão da criatividade de Meyer, o mundo que ela criou, além de fantástico, é muito vasto e complexo, cheio de minúcias e pormenores que você, que gosta da história de Bella e Edward, vai amar conhecer. A parte que mais me encantou foi a entrevista que Shannon Hale fez com a Stephenie, uma extensa conversa onde elas abordaram diversos tópicos relacionados à escrita e à leitura. Foi muito interessante saber mais sobre a vida da escritora, como surgiu a ideia, como foi o processo de escrita e conhecer mais sobre a família dela também.

“(…) meu marido me ajuda muito a preservar a humildade, sabe? Porque ele é um homem de números. Se alguma coisa não é quantificável, se não se encaixa em uma equação, então, não pode ter muita importância. Para ele livros são algo como: Ah, bom… É legal não? Historinhas de fadas. E, para mim, os livros são o mundo. São pontos de vista muito diferentes.”

Stephenie Meyer

Fiquei surpresa com tantos detalhes e curiosidades que eu nem fazia ideia que existissem e que estavam descritos no livro. Ele é dividido em partes: a dos vampiros, subdivididos em clãs, a dos lobisomens e a dos humanos. Além disso, há toda uma parte dedicada à origens e inspirações, onde podemos ler os principais eventos de cada livro, a cronologia da série, uma playlist de cada obra que contém o trecho do livro que foi inspirado pela música (eu amei procurar os clipes e baixei várias das músicas) e descrições dos carros da série (esta parte até meu namorado leu, homens são todos iguais mesmo)!

Outro detalhe que em adorei foram as ilustrações, que são muito lindas e acho que retrataram muito bem o que a autora pensou para cada um dos principais personagens. Também gostei bastante das frases de efeito de cada personagem, que vem junto com uma ficha técnica detalhada e um breve resumo da história de vida. E olha que isso abrange fatos ocorridos muito antes da história e são citados TODOS os personagens (então imaginem a criatividade dessa mulher, achei genial).

Tanto para quem gosta quanto para quem não gosta de Crepúsculo, uma coisa não podemos negar: Stephenie Meyer mudou o modo como a sociedade atual encara o hábito da leitura, direta ou indiretamente ela influenciou muita gente a cultivar este hábito, provocou uma verdadeira explosão de novas histórias e publicações e possibilitou a abertura e o crescimento de todo um novo mercado literário que tem se provado um dos mais rentáveis do momento. Por isso, não entendo como ela pode sofrer tantas críticas negativas por causa de uma história que criou. Poxa vida, se ela quer que os vampiros brilhem, deixe eles brilharem! É muito mais criativo do que copiar a forma como eles vinham sendo descritos até então. E quem diz que “vampiro de verdade não brilha e é assustador” muito me espanta, pois afinal que vampiro é de verdade?

“Encontro muitos adultos que por anos não leram nada, e então algum amigo os convenceu a tentar determinado livro. Com grande frequência este livro é Crepúsculo. E assim eles descobrem que, afinal, gostam de ler e seguem em frente com outras obras. Então Stephenie Meyer, eu quero lhe agradecer. Por ter mudado o mundo, por ter feito dele um lugar melhor e por lembrar a tanta gente que amamos ler.”

Shannon Hale

Bem, não aconselho quem não gosta da série a ler esta obra, obviamente, mas indico para todos que amam ler histórias fantásticas e aos que são fãs da série. A edição está linda, as folhas, diagramação e as ilustrações são todas ótimas!! Também ameia a capa, achei excelente a ilustração de uma parte que faltava do quebra-cabeças, pois é exatamente isso que esta obra é! O livro é um pouco caro, mas vale a pena. Eu consegui o meu em uma troca no Skoob e recebi ainda envolto no plástico, então pode ser uma boa ideia dar uma passada por lá e tentar conseguir um exemplar desta forma. Para quem não gosta de trocas, o jeito é tentar a sorte em uma promoção ou (se você for como eu e não aguentar esperar) pagar o valor integral e saber que você fez um ótimo investimento em cultura (momento Becky Bloom)!!!

Avaliação (de 1 a 5):

6 comentários (+add yours?)

  1. Camila
    Jul 29, 2011 @ 11:23:06

    Oi Adri,
    Amei o que você escreveu!!
    Eu sou fã assumidíssima da série e tenho uma coleção gigante de tudo que envolve Twilight!! rs… Assim como a série Harry Potter ensinou as crianças a gostar de ler, a série Twilight relembrou os mais adultos que os livros são uma excelente fonte de lazer!
    Como você disse, quem é que pode afirmar que os vampiros são desse ou daquele jeito??? Vampiros não existem e por isso podem ser retratados como as pessoas bem entenderem! Achei excelente o fato dela ter saído da mesmice!! rs…
    E esse guia é surpreendente! Eu achava que já sabia tudo da série e fiquei besta com tanta coisa nova que descobri! rs…
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jul 29, 2011 @ 16:56:09

      Ah, eu também amo a série e não gosto que maldigam uma autora tão talentosa quanto a nossa queria Stephenie Meyer!!! Eu amei ler o guia (quase o devorei), e também fiquei chocada com quantas coisas novas pude descobrir sobre os vamps e outros personagens da série!

      Beijos

      Responder

  2. Gabi
    Jul 31, 2011 @ 14:16:41

    Eu quero comprar, mas achei o preço meio salgado… vou esperar um pouquinho e ver se baixa…

    Gabi

    Responder

  3. bahziiita
    Ago 01, 2011 @ 00:34:37

    Também nunca pensei que leria esse livro… mas você me convenceu do contrário. Aparenta ser mesmo muito bom. E ela é mesmo criativa.
    Conseguiu nas trocas? Massa. Adoro quando consigo livros bons nas trocas. Pena que ainda não é muito difundido esse mundo das trocas.

    🙂

    http://booksarelikeheroin.tumblr.com

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 01, 2011 @ 12:43:08

      Hehehe, as vezes tem livros que a gente pensa que são uma coisa e são completamente diferentes, com esse foi assim…
      Sim, eu me surpreendo com a qualidade das trocas no Skoob, fico super feliz quando consigo bons livros!!!

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

