Guillermo Del Toro e Chuck Hogan – A Queda

A Queda é o segundo volume da Trilogia da Escuridão, lançada aqui no Brasil pela editora Rocco. Essa série aborda o tema vampiros sobre uma ótica totalmente diferente da vista em Young Adults ou romances eróticos, que também falam muito sobre estes seres. Ao contrário da maioria, estes são livros de terror. Para entender melhor a trama, leia a resenha do primeiro volume aqui.

ATENÇÃO, SE VOCÊ NÃO LEU NOTURNO ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS!!!

Depois de enfrentar Sardu e descobrir que ele é ainda mais poderoso e indestrutível do que imaginavam o Dr. Abraham Setrakian e o Dr. Ephraim Goodweather, junto com Nora, Vasiliy e Zack, estão se protegendo como podem em uma NovaYork sitiada.

A onda de crimes e mortes piora a cada dia, mas com a influência de Palmer a mídia e o governo continuam omitindo os fatos e tentando passar uma segurança inexistente à população.

Para os personagens centrais a situação está indo de mal a pior. Depois que a mãe de Zack, ex-mulher de Eph, virou uma vampira, ela deseja ardentemente transformar o filho para que ele lhe faça companhia em sua nova existência como parasita vampiresca.

Nesse meio tempo, o grupo precisa achar uma fonte de esperança na salvação, que aparece na forma de um livro muito antigo, raro e valioso. Só que consegui-lo não irá ser fácil.

Os pontos positivos da obra foram o desenvolvimento muito bom dado aos personagens já existentes, as maiores explicações sobre o vampirismo ser um vírus parasitário e sobre como este vírus surgiu. Os Antigos, vampiros que não querem se expor ao mundo e estão por aqui desde os primórdios também foram uma parte nova e instigante da trama.

A narrativa continua sendo aterrorizante, de dar medo em cada página! Eu só conseguia ler durante o dia!!!

Achei alguns trechos muito parados ou monótonos, apesar de toda a ação que os autores quiseram passar. Este não é o tipo de livro que eu recomendo a qualquer leitor, tem que ter estômago forte e gostar de filmes do tipo Blade e Hellboy (que foram dirigidos por Del Toro), afinal o livro é exatamente assim.

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. carol
    Ago 10, 2011 @ 12:06:37

    Fechei os olhos na resenha, porque não li o primeiro hehehe, mas vou dar uma olhadinha lá na outra resenha!
    Só fiquei desapontada: a capa desse livro (do primeiro, pelo menos) sempre me chama atenção, além do fato de ser do Guillermo del Toro… mas só duas estrelinhas? rs

    Nah, não me contive, li a resenha e fiquei curiosa pelo que tu chamaste de “narrativa aterrorizante”. Acho que quero ler hehe

    Bjo

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 11, 2011 @ 12:20:25

      Hehehe, não se segurou hein 😉 As capas são bem legais mesmo (a Rocco sempre faz um bom trabalho nessa parte)! Só dei duas estrelas porque acho a narrativa meio enjoativa, me arrasto para ler. Mas isso se deve mais ao fato de eu não curtir tanto o tipo de enredo (terror) que a obra aborda. Mas se você gosta, leia sem medo porque vai adorar 🙂 E como eu falei pra Gabi, vou continuar lendo a série, porque não quero abandoná-la e também porque estou curiosa para saber o desfecho!

      Beijos

      Responder

  2. Fernanda
    Ago 10, 2011 @ 13:32:43

    Ei Adriana,

    Comprei Noturno tem tempo, mas até hoje não li. Tenho que ler logo, todo mundo fala muito bem, mas não li a resenha para não pegar spoilers do 1.

    bjos
    Nanda

    Responder

  3. Gabi
    Ago 10, 2011 @ 17:17:55

    Assim como a Carol, eu só passei o olho pela resenha. Mas não creio que eu vá ler essa coleção. Não faz muito meu tipo.

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 11, 2011 @ 12:14:02

      Hehehe, cheguei a esta conclusão depois de ler este volume, esta série não faz o meu tipo!! Porém, não gosto de abandonar, então lerei o último volume (quando a Rocco decidir publicá-lo, o que pode demorar né)…
      Beijos

      Responder

  4. Camila
    Ago 13, 2011 @ 15:23:59

    Ai caramba,
    Preciso ler esse livro urgentemente, apesar de saber que vou morrer de medo! rs… Quando eu li o primeiro livro, me recusava a ler antes de dormir, porque senão ficava sonhando com sangue branco e vermizinhos!! rs…
    Mesmo assim, sou cabeça dura e vou ler a série toda! hehehe
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 15, 2011 @ 08:49:35

      Hehehe, é verdade Camila, esses livros são de terror MESMO!! Só leio de dia…
      Eu também não consigo abandonar uma série, mesmo não sendo meu estilo favorito, vou ler até o fim!!!

      Beijos

      Responder

  5. lia nunes
    Ago 31, 2011 @ 13:18:12

    Sou fã de Guillermo há muito tempo, seu estilo de cinema é único.Fiquei muito impressionada com o filme dele, a Espinhela do Diabo. Assustador e climático.Desde então acompanho-o como diretor. Foi então que surgiu o escritor del Toro, não imaginava que tivesse tanto talento. Gostei de Noturno, uma nova lógica, mais próxima do real para o vampirismo, e por isso mesmo, mais assustadora. Vivemos na era do medo das doenças de todos os tipos. Qualquer notícia de virus é alarmante. Agora, com este A Queda, a saga continua e no mesmo nível….alto! Totalmente sem esperança e assustador!
    Otima leitura…..

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 31, 2011 @ 23:26:04

      Oi Lia! Eu quase não assisti filmes desse autor mas tenho bastante curiosidade. Vou te confessar que não é meu estilo favorito, mas é inegável a criatividade e talento do Del Toro para o suspense e o terror 😉
      Como você disse, a lógica dele é totalmente diferente do que tínhamos visto até então, coisa que foi muito bem explorada! A questão do vírus me fez ficar super aterrorizada, será que poderia acontecer mesmo? :O fiquei vários dias pensando nisso, hehehe!

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

