Maria V. Snyder – Estudos sobre Veneno

Ainda estou deslumbrada com este livro. Sinceramente, um dos melhores do ano, que com certeza vai para o Top Ten do final do ano!!! Esta é uma obra mágica, cheia de ação, aventura, romance e sobrenatural. Eu amo romances históricos, e apesar deste livro não se encaixar exatamente no padrão deste gênero, é um dos melhores livros que já li.

Confesso que não sei nem como escrever algo que lhes dê uma noção de como me encantei com o livro. Esta é uma daquelas histórias que te prende do início ao fim, que te leva para dentro daquele mundo mágico que a autora está criando, que te transporta a um lugar de fantasia onde tudo é possível e você vai querer mais e mais a cada momento.

A trama narra a história de Yelena. Ela é uma jovem órfã que está presa no calabouço, a prisão local, aguardando a execução de sua sentença: a morte na forca. Ela foi condenada pelo assassinato do filho de seu mentor, o General Brazell, Reyad Brazell.

Antes de continuar a história, uma rápida explicação. A sociedade em Ixia, onde se passa a história, é governada pelo Comandante num tipo de ditadura militar. Lá a lei é clara, olho por olho, dente por dente. Se você mata, você tem que morrer. O território foi dividido em 8 distritos militares, chamados DM, e o distrito central, o DM-6, é onde fica o castelo do regente. Cada DM tem um general que o governa, e todos eles estão sobre as ordens do Comandante. As leis de lá são rígidas, mas logo percebemos que o modo de vida anterior àquela situação era bem pior.

Voltando a trama, Yelena é a próxima na lista para a execução, após passar mais de um ano presa. Porém, o provador de comida do Comandante acaba de morrer e, segundo a lei, deve ser dado ao próximo na lista de enforcamento a oportunidade de trabalhar. Naquela época era comum que as pessoas mais importantes tivessem um provador de comida que fosse dispensável. Isso porque ele provava tudo antes do seu superior e, se morresse ou passasse mal, saberiam que a comida ou bebida estava envenenada. Vamos concordar que não é o melhor trabalho do mundo não é mesmo? Mas é melhor do que morrer na forca. E assim a moça acaba indo morar no castelo, começando seu treinamento com o chefe da segurança, Valek.

É ele quem dá a oportunidade a Yelena, a ensina a diferenciar os venenos e a se comportar na sua nova função. Não é um treinamento fácil, ela quase morre algumas vezes provando venenos, e outras vezes sua vida é ameaçada por soldados do General Brazell que não ficou nada satisfeito com o cancelamento da sentença da moça. Mas aí você deve estar se perguntando por que ela não foge. E eu responderei: ela não foge porque antes de começar a função, Valek a envenenou com Pó de Borboleta, uma substância rara que a mataria em dois dias no máximo. Para viver, ela deve tomar um antídoto toda manhã, artigo este que só se encontra em posse do chefe da guarda.

Sendo assim, ela não seria burra o bastante para se distanciar dele. Porém sua vida corre risco constantemente, principalmente porque ela começa a perceber os motivos que levaram Reyad e seu pai a fazer o que fizeram com ela. Ao longo da trama vamos conhecendo diversos personagens pra lá de interessantes, característica marcante da obra. A descrição e caracterização de cenários e situações é excelente, sem ser maçante ou enjoativa e arrastada.

Eu me via cada vez mais presa ao livro com o virar das páginas, simplesmente tinha que saber o final! O romance é fantasticamente abordado e o que eu mais gostei é que não foi aquela coisa forçada de amor a primeira vista louco e desenfreado. A autora foi amadurecendo os sentimentos até um clímax em uma hora perfeita.

Não sei mais como dizer que amei o livro, que recomendo demais e que se você ler, não vai se arrepender. Esta é uma obra para se ter em um local sempre por perto, para ler e reler muitas vezes! Mais que recomendado, devorem este livro assim como eu!🙂 Esta série é um trilogia, denominada As Lendas de Yelena Zaltana e eu estou, tipo assim, desesperada pelo próximo volume, Estudos sobre Magia, cuja capa também é linda e do qual necessito urgentemente!

Avaliação (de 1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Ago 22, 2011 @ 11:55:43

    Adriana do céu!

    Eu preciso deste livro!!! Adorei a resenha, sério! Nunca tinha lido nada sobre ele, nem mesmo visto a capa.

    O ruim é saber que a continuação ainda não foi publicada, mas mesmo assim, o volume I da trilogia vai para skoob já!

    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 22, 2011 @ 12:36:09

      Oi Lu! Mas Estudos sobre Magia foi lançado já. Ele já está sendo vendido na Saraiva e na Cultura, só que o prazo de entrega ta bem loongo, hehehe!!!
      Menina, esse livro é BOM DEMAIS😀
      Tá na cara que eu amei né! Pena que não é muito conhecido, eu comprei no impulso e não posso crer que duvidei da qualidade dele, realmente é excelente🙂

      Beijos

      Responder

  2. Fernanda
    Ago 22, 2011 @ 13:58:30

    Ei Adriana,

    Aff pensei que já tinha fechado os desejados deste ano, ai vc me vem com esta resenha aiaia. Agora eu quero! rsrs

    Obrigada pelo comentário no Viaje comigo adorei ^^
    Vozinha leu os comentários e mandou agradecer, ela ta adorando esta história hehe. =]

    bjos
    Nanda

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 22, 2011 @ 14:20:44

      Oi Nanda!!!
      O que eu falei é bem a verdade, porque eu admiro muito seu trabalho (tanto na vida profissional quanto no blog)!!! A Vozinha sempre consegue me deixar de bem com a vida, quero chegar a idade dela assim, lendo muito e falando pelos cotovelos, hehehe😛
      Ahhh, e rebelde com minhas netas também!!! ASHAUSHAUSHUAS!

      Que bom que você gostou da resenha, eu amei este livro, a história é empolgante demais😀
      Agora você sabe como me sinto toda vez que abro seu blog!!!!

      Beijos

      Responder

  3. Lucas Martins
    Ago 22, 2011 @ 15:10:47

    Muito boa a resenha, como sempre.
    Confesso que tenho um pé atrás com lançamentos da Harlequin, pois só o que vejo são romances de banca (aparentemente!). Espero que me engane. Gostaria de ler um para saber, e se fosse ler, seria este livro. Pareceu realmente bom, e como deu 5 estrelas, deve valer a pena!
    Bom, muito boa a resenha! Adorei!
    Bjão Adriana.

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 22, 2011 @ 16:09:45

      Oi lucas! Se você tem o pé atras com romances de banca, talvez não goste muito mesmo dos lançamentos da Harlequin! Já eu, por outro lado, amoooo esse tipo e livro, hehehe!!
      Mas esse livro é ótimo para todos os gostos e todos os gêneros! Eu fiquei encantada com essa obra, e não é nada do tipo homem musculoso e viril salva mulher casta e indefesa, hehe!!!

      Beijos

      Responder

  4. Camila
    Ago 30, 2011 @ 17:06:43

    Estou doida para ler esse livro!!!!!
    Preciso passar numa livraria!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

Deixe uma Resposta

