Cristopher Paolini – Eragon

Este livro é um infanto-juvenil bem conhecido entre os amantes do gênero. Eragon é o primeiro livro do Ciclo da Herança (originalmente Trilogia da Herança, só que o autor resolveu se estender, pra variar) que tem mais dois livros lançados aqui no Brasil (Eldest e Brisingr) e um último volume, Inheritance, que tem previsão de lançamento para novembro nos EUA.

Como já fica meio óbvio pela capa, o livro traz o tema dragões! A trama narra a estória de Eragon, um garoto que mora na Alagaësia e vê um mundo de aventuras e fantasia se abrir para ele depois de encontrar uma misteriosa pedra azul.

Aquela não era uma pedra qualquer, muitos morreram para protegê-la, mas pelas mãos do destino ela acabou ficando com o menino. Eu realmente não quero contar qual o mistério da pedra, mesmo sabendo que é fundamental para a descrição do livro e também que vocês poderão achar a informação em qualquer lugar. Mesmo assim, direi apenas que a pedra fará Eragon viver muitas aventuras, conhecer muitas pessoas interessantes e lidar com situações nunca sonhadas por ele antes.

É extremamente difícil fazer uma resenha para este livro sem soltar spoilers (coisa que detesto), então vou me ater ao mundo que o autor criou para a obra. É um mundo mágico, onde existem fadas, dragões e muitas outras criaturas, onde os nobres cavaleiros de dragões um dia habitaram e de que um traidor entre eles se apossou e se intitulou rei. Esse rei ainda vive, embora encontre resistência em vários povos, rebeldes que se refugiam em lugares inóspitos e de difícil acesso.

Eragon não fazia ideia de como seu mundo poderia mudar, mas é forçado a abandonar sua família para ir em busca do seu destino, que é muito mais importante e incerto do que ele jamais sonhou.

Falando um pouco sobre a narrativa, achei a trama de Paolini muito devagar em certos pontos, cheia de parágrafos explicativos desnecessários e, sob certos aspectos, bem pouco criativos. Aliás, a trama não é o que eu poderia chamar de criativa.

Apesar de tudo isso, fiquei curiosa com o desenrolar da estória, que acaba em um ponto crucial e nos leva a desejar o próximo volume com certa ansiedade. Eu já tenho Eldest aqui em casa e pretendo ler em breve, pelas resenhas que já vi, parece ser melhor que o primeiro.

Não é uma obra perfeita, mas um bom passatempo para os amantes da literatura fantástica. Apesar de querer mudar certas coisas nele, é um livro que vale a pena ser conhecido!

Avaliação (de 1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. carol
    Ago 24, 2011 @ 12:18:33

    Eragon é um dos raros livros que abandonei na metade…
    não consegui evoluir na leitura, infelizmente!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 24, 2011 @ 12:37:09

      Pois é Carol! Eu também pensei em desistir algumas vezes, no início a leitura não flui nada e do meio pro final continua meio arrastada! Eu só terminei porque fiz um acordo comigo mesma de que só leria outro livro até terminar ele😛
      Mesmo assim a estória não é ruim, apenas acho a narrativa do autor cansativa!

      Beijos

      Responder

  2. Lucas Martins
    Ago 24, 2011 @ 15:10:08

    Confesso que nunca fui muito fã da série, nem mesmo do filme. Mas ficava sempre na espera por uma promoção do Submarino, e tal… rsrsrs. Eu gosto de literatura mais fantasiosa e queria ler o livro. Já tinha em mente que a leitura devia se arrastar (vi muitos abandonos no Skoob). E como a Rocco cobra barras de ouro por livro, fui deixando a compra para o fim da lista… rsrs.
    E 3 estrelas? Cristopher Paolini que me perdoe, mas tenho muitos livros para ler antes de furar fila para Eragon. rsrsrs
    Beijão, Adriana.😀

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 24, 2011 @ 15:53:53

      Oi Lucas!
      Pois é né, o livro não inspira grandes paixões! Eu também adoro literatura fantástica, mas este não conseguiu me empolgar…
      Eu comprei a coleção numa promo do Submarino, paguei R$ 29,90 pelos 3, estão aqui desde o início do ano e eu sempre passava outros na frente, hehehe😛

      Beijos

      Responder

  3. Gabi
    Ago 24, 2011 @ 18:00:22

    Minha amiga leu esse livro, mas eu nunca fiquei com vontade de ler. Quase, bem quase comprei eles em uma super promoção na submarino, mas acabei não comprando. Não me arrependo.

    Gabi

    Responder

  4. Camila
    Set 01, 2011 @ 01:24:03

    Oi Adri!!!
    Normalmente temos opiniões bem parecidas sobre os livros, mas dessa vez so obrigada a discordar! Hehehe Isso porque esse primeiro livro me fascinou! Eu adorei o livro do início ao fim e lamento não ter tido tempo para ler os outros dois livros, muito embora eles já estejam na minha estante! Acho que esse lance das descrições e da narrativa mais lenta é uma carcterística desse tipo de livro, então não me incomodou!
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 01, 2011 @ 07:39:37

      Oi Camila! Isso é uma coisa muito pessoal mesmo, eu não gostei muito da forma como foi narrada a história, demorei dias para ler, porque me forcei ao máximo😛
      O mundo criado pelo autor é bem descrito, mas depois de ler essa obra não sei se sou tão fã assim de literatura fantástica :O

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

