Sobre Bibliotecas e Trocas…

Oi pessoal! Hoje o post é sobre um tema que eu venho querendo abordar aqui no blog já faz um tempo: bibliotecas. Como bons amantes de livros que somos, é inato termos um fascínio por grandes redutos de livros. Esses lugares podem ser livrarias, sebos, feiras ou, naturalmente, bibliotecas!

Eu não sei vocês, mas eu sou atraída por qualquer vitrine, construção, praça ou outro lugar que tenha livros. Não importa muito o tipo de livros, o tipo de lugar ou as dificuldades de acesso, é praticamente música para os meus ouvidos ver grandes quantidades de obras organizadas em um mesmo espaço.🙂

E isso é uma paixão que eu tenho desde pequena, eu sempre amei os livros, fui incentivada a ler (hoje me incentivam a não ler, para não gastar, aff) e esse incentivo foi o que me tornou uma bookaholic assumida (parabéns mãe)! Porém, quando eu era pequena, obviamente não tinha muitos recursos para comprar livros. Mas como toda viciada que se preze, eu não permiti que este pequeno obstáculo se interpusesse entre mim e meus preciosos objetos de desejo. Para isso, eu contei com a ajuda da amada biblioteca.

É uma sorte você encontrar um refúgio, um santuário dos livros, que te dê a disposição tantas obras maravilhosas e que se adequem ao seu gosto literário. Pois é, eu posso dizer que tive essa sorte. Hoje eu vou trazer para você um pouco do meu “cantinho especial” que eu frequento desde a inauguração e que sempre fará parte da minha história!

Pra quem não sabe, eu estudo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mais conhecida como Unisinos (ou Uni, para os íntimos). Minha história com a universidade começou desde cedo porque minha mãe se graduou e trabalha lá desde que eu era uma criança. Por este motivo, a pequena Adriana vivia de lá pra cá no campus, explorando o lugar. E quando construíram a biblioteca (o novo prédio, pois antes ela era uma biblioteca central) eu estava lá, esperando aquele grande milagre ser finalizado para poder usufruir dele. E posso dizer com firmeza, eu usufrui bastante!

A Biblioteca da Unisinos é uma das maiores da América Latina, com 32 mil metros quadrados divididos em sete andares, dos quais cinco são destinados ao acervo, que conta com 630 mil itens. Dá pra imaginar tantos livros assim juntos?!😀 Estando lá eu me sinto como na primeira vez que fui a um parque de diversões quando era criança! *-*

Óbvio que passei grande parte do meu tempo neste lugar desde sempre, né!!! Já encontrei tantas obras magníficas, conheci grandes autores e fui apresentada ao mundo mágico de Harry Potter graças a essa biblioteca.

Eu sei que tem muita gente que não gosta de alugar livros, mas eu realmente não me importo. Isso porque se a história é boa depois vou lá e compro o livro, mas alugar é um meio fácil e muito mais acessível de ler!!

Pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre o acervo da biblioteca, é só entrar no site da Unisinos, ou então consultar aqui o acervo para ver quais as obras disponíveis. A utilização do acervo é aberta à comunidade, porém o empréstimo de livros só pode ser feito por alunos, ex-alunos, funcionários ou qualquer pessoa ligada à instituição de alguma forma (aproveito para agradecer a minha mãezinha querida que pesquisou estas informações para mim, beijo mãe!!!).

Graças a este local tão especial dedicado ao universo literário eu pude ler diversas obras, como a coleção completa da Série Mortal, muiiitos livros de Meg Cabot, Nora Roberts, Sophie Kinsella, além de outros como os livros de Marian Keyes, Alyson Noel, Harlan Coben, Agatha Christie, e por aí vai…

O outro assunto que queria abordar aqui é o uso de sites de troca para obter novos livros. Eu já ouvi e li várias opiniões sobre esta prática. Tem gente que não gosta de se desfazer de nenhum dos seus livros, mesmo os que não gostou, já outras pessoas pensam que os livros foram feitos para circular e que não devemos “prender” eles na nossa estante. Eu não sou tão extremista, nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno! gosto de colecionar livros e poder olhar pra eles na minha estante, organiza-los, pegar para reler, etc. Por outro lado, os livros que eu não gostei nenhum pouquinho, com os quais não me apeguei e sei que não vou mais ler, não vejo problema em trocar por outra obra que possa me divertir e trazer mais conhecimento!

E vocês, usam bibliotecas, não usam, por quê? Trocam ou não trocam? Para as trocas eu utilizo o Skoob, que é a ferramenta mais legal que eu conheço para os amantes da literatura. Já achei obras muito boas por meio dele e sempre se mostrou seguro o método de troca (e tomara que continue assim)!

Espero que tenham gostado do post e que compartilhem suas experiências com bibliotecas e trocas comigo!!!

6 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Ago 25, 2011 @ 20:40:25

    Oi

    Em primeiro lugar, eu adorei o post!
    A biblioteca do meu colégio é uma porcaria, não tem absolutamente nada que preste lá. Tem a biblioteca do IPA, que é parte da rede da minha escola, porém eu nunca me informei se posso retirar livros lá – notinha mental para ligar semana que vem -. E em POA eu não conheço nenhuma outra, porém nunca pesquisei. É que eu sou daquelas chatas que gosta de ter o livro na estante mesmo haha, não curto muito trocas.

    Vou me informar sobre as bibliotecas🙂

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 25, 2011 @ 20:51:35

      Oi Gabi🙂
      Que bom que você gostou!!! Bibliotecas são ferramentas muito importantes para nós, leitoras compulsivas, não é?! Eu também não conheço muito as bibliotecas aí de POA, mas meu namorado diz que a da PUC é muito boa. Porém, só podem retirar alunos, daí fica difícil😦

      Beijos

      Responder

  2. Lucas Martins
    Ago 25, 2011 @ 21:28:21

    Nossa, muito bem escrito!
    Achei super interessante! Bonita a Unisinos (o ignorante aqui, não conhecia, rsrs) e essa biblioteca?! Meu Deus!
    Adorei a post, mega diferente.
    É raro vermos uma biblioteca de qualidade, e conservada de verdade, né? Pelo menos em Porto Alegre…
    Eu nem tenho mais tempo de ir pegar um livro, tampouco, para ler, afinal, minha lista é imensa e assustadora. rsrsrs.
    Enfim, bjão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 25, 2011 @ 21:33:45

      Obrigado Lucas🙂
      Que bom que você gostou! Hahaha, te dou um desconto por morar aí em Porto (se bem que aí também tem uma faculdade da Uni)!!!
      A biblioteca é linda não é mesmo?! Também queria descobrir uma legal em POA só pra poder mostrar pra vocês, um montão de gente me pergunta se conheço alguma…
      Realmente, é uma raridade hoje em dia encontrarmos algo assim! Hehehe, eu sei como é, ultimamente nem chego perto da biblioteca para não me tentar, pelo menos enquanto não diminuir a pilha de livros aqui de casa😛

      Beijos

      Responder

  3. Camila
    Ago 30, 2011 @ 15:51:11

    Oi Adri,
    Adorei o post. Sobre o tema das bibliotecas, eu bem que queria ter uma biblioteca por perto! Aqui em São Paulo existem excelentes bibliotecas, mas são todas um tanto longe de onde moro!! No final das contas, eu prefiro as grandes livrarias, como a Cultura, por exemplo, onde existe um espaço reservado para que a gente fique lendo ali mesmo!
    Sobre as trocas, eu sou daquela que acha que os livros precisam circular… desde que não sejam os meus livros!! hehehehe Só se eu realmente odiar o livro que eu abro mão dele!! hehehe
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 30, 2011 @ 17:22:16

      Oi Camila! Essa é a grande reclamação da maioria do pessoal pelo visto, a falta de uma boa biblioteca por perto! Existem ótimas bibliotecas no país, mas parece que todo mundo que mora perto delas não gosta de ler, porque não vi ninguém comentar dizendo que fazia uso de uma, hehehe! Nem me fala na Livraria Cultura, a única aqui do RS é em Porto Alegre, e fica meio na contramão pra mim, mas eu AMO ir lá, tem muito espaço para ler😀

      Hahaha, eu também penso assim, mas gosto de trocar por livros que sei que não vou reler porque encontro muita coisa boa no Skoob🙂

      beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

