Deborah Harkness – A Descoberta das Bruxas

Um dos melhores do ano! Uau, estou cansando de falar isso mentiiiira, tragam mais livros maravilhosos, eu faço um top twenty não tem problema!!! Me apaixonei perdidamente pelo enredo deste livro. A capa e a proposta me encantaram desde o início e quanto mais lia, mais empolgada e emocionada ficava. Esta é uma obra em que a autora soube dosar ingredientes maravilhosos, que acabaram por formar um resultado muito rico. Fantasia, magia, suspense, aventura, ação, mistério, tudo isso vem embrulhado em uma capa maravilinda e com uma espessa cobertura de romance. 😀 Preciso dizer que amei?

O livro nos conta a saga de Diana Bishop, uma historiadora órfã que renegou sua magia desde muito pequena. Ela é uma bruxa, nascida da união de duas famílias poderosíssimas e tradicionais. Porém, todo o poder que seus pais tinham não foi o suficiente para livrar-lhes do destino cruel que os esperava. Por causa disso, Diana aprendeu a odiar, ou pelo menos suprimir sua magia. Claro, haviam pequenas exceções: quando sua máquina de lavar ameaça inundar o apartamento, você não tem muito o que fazer não é?!

Como disse, ela é uma historiadora que já publicou diversas pesquisas sobre alquimia. E é pesquisando para mais uma publicação que Diana encontra, por acidente, um antigo manuscrito (o Ashmole 782) cujo teor ela logo identifica como enfeitiçado. Temendo a magia contida nele, a moça o devolve à biblioteca, sem saber que quebrou o feitiço que há muitos anos o mantinha escondido. Por esta razão, Diana logo se vê perseguida por várias criaturas: vampiros, bruxas e demônios estão a sua caça, imaginando que ela pode resgatar novamente aquele precioso manuscrito.

É assim que ela conhece Matthew Clairmont, um poderoso vampiro que também quer o manuscrito, mas logo descobre que deseja bem mais a segurança daquela bela bruxa. Assim, eles viverão muitas aventuras a procura de respostas. Afinal, porque o Ashmole 782 é tão importante? O que realmente aconteceu com os pais de Diana? Porque ela detesta tanto a magia?

Você deve ter pensado que o roteiro parece clichê, mas acreditem no que eu digo, clichê é o que menos há neste livro. Eu amei cada página desta obra, babei na história e me confortei quando soube que era uma trilogia, porque não queria parar de ler sobre esse novo mundo criado por Deborah Harkness tão cedo!

A única crítica que eu faço não tem nada a ver com o enredo nem com a escrita da autora, mas sim com a Editora Rocco. Não é segredo para ninguém que a Rocco vende seus livros como se fossem feitos de ouro. Em minha opinião, eles acham que no Brasil quem tem o hábito de leitura é muito rico e pode pagar R$ 50,00 ou R$ 60,00 por um livro. Alôoooou, não é bem assim!!! Mas eu não sou de ficar chorando pelo preço se o livro é bom (vide série Outlander), só que existem certos cuidados indispensáveis na hora de publicar uma obra pela qual você irá cobrar os olhos da cara. Uma delas é revisar muito bem o livro!

Falta de palavras, palavras com grafia errada ou erros de concordância não são aceitáveis. Apesar de não serem muitos, me incomodaram. Outra coisa que eu achei o fim foi o tamanho da letra. Sério, não tenho problemas de visão meus olhos vão muito bem, obrigada, mas estou com medo de ficar míope após essa leitura. Sinceramente, demorei uns dois dias a mais para ler por causa da letra, que tornou a obra muito cansativa! Uma história desse porte merecia coisa melhor!!! Eu sei que o livro já é grande com essa letra miúda, mas já que iam cobrar caro, que cobrassem R$ 10,00 a mais e colocassem uma fonte mais agradável aos olhos.

É chato ficar se lamuriando, eu sei. E este livro nem merecia ter dois parágrafos negativos tão grandes associado a ele. O porém é que esta editora é uma das poucas que raramente ou nunca leva em consideração a opinião de seus leitores, cobra fortunas pelos títulos publicados, não faz promoções quase nunca e me sinto explorada pelos preços abusivos deles levando para casa uma obra que poderia ser bem melhor. Sim, estou desabafando (isso levando em consideração o nome ridículo que eles colocaram no último livro de Jogos Vorazes e que se recusam a mudar)!

Mas chega de falar de coisas ruins, porque mesmo com tudo isso que escrevi, EU TOTALMENTE RECOMENDO “A DESCOBERTA DAS BRUXAS”! Vale a pena pagar caro, se estressar com o tamanho da letra e etc. só para poder mergulhar neste mundo mágico criado por Deborah Harkness. 😀 Como eu já disse momento redundância este foi um dos melhores livros do ano e deixo o lembrete: corram para as livrarias, não percam tempo: leiam, leiam, leiam!!! Cariocas e demais pessoas que vão na bienal, aproveitem para autografar o livro com a autora seus sortudos!

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Ago 30, 2011 @ 08:41:13

    Ei Adriana!
    Estou mesmo achando que um top 10 será pouco, rs.
    Mas com tanto livro bom sendo lançado é impossível ser diferente, não é?

    Então, agora eu preciso deste livro!!!
    Eu só não tinha lido que era da Rocco ainda #chora
    Concordo com vc com tudo que disse da editora. Quando penso que um livro que quero vai sair por ela dá vontade de chorar.

    Mas tirando estas coisinhas é bom saber que o livro é ótimo! Então, assim que meu bolso permitir ele estará na minha estante ^^

    Adorei a resenha!

    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 30, 2011 @ 09:35:36

      Oi Lu! Escolher só 10 livros vai ser muito difícil :O
      Não dá pra não ler tanta coisa boa que está sendo lançada mesmo!!!

      Hahaha, a Rocco mete a faca na hora de colocar os preços, infelizmente tem bons lançamentos, então vamos economizando e comprando o que dá 😛

      O livro é maravilhoso, leitura do tipo obrigatória!

      Beijos

      Responder

  2. Lia
    Ago 30, 2011 @ 10:59:47

    Ai, que triste saber que uma história tão legal foi colocada em um livro (fisicamente falando) tão ruim de ler! Letra miúda cansa por vários motivos. Não só pela visão (mesmo que os olhos sejam bons) mas também porque parece não fluir. Você demora diiiias pra virar uma única página!
    É, num país onde se precisa incentivar a leitura, parece que a Rocco não está se importando muito.
    Quem sabe, mais pra frente, uma outra editora faz um pocket legal?

    beijos!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 30, 2011 @ 12:21:16

      Oi Lia! É verdade, a leitura parece se arrastar, mesmo com a qualidade da história. Precisamos de editoras que invistam em qualidade sem colocar o preço nas alturas. Como pode um país qe está se desenvolvendo tanto cobrar tão caro por um artigo fundamental para a educação e cultura quanto o livro? Eu amei a capa, e gosto muito do meu livrinho na estante, mas quem sabe se lançarem um bom pocket daqui um tempo eu compre para ler a história melhor revisada e numa letra descente 😛

      Beijos

      Responder

  3. Lucas Martins
    Ago 30, 2011 @ 13:46:57

    A Rocco é cruel. Páginas brancas e livros caros. Para quê, gente?!
    Enfim, o livro parece ótimo! Eu quero faz um tempo, mas né… Rocco… bolso… lista imensa. Fica para o fim da fila sempre. Mas prometo que vou comprar. Num futuro próximo. Rsrsrs.
    A resenha está ótima e não há pecado algum em ir adotando favoritos durante o ano. Até porque é melhor ler livros bons que entram para listas de favoritos, do que ler vários livros ruins e se decepcionar.
    Bjão. 😀

    Responder

  4. Mundo da Leitura
    Ago 30, 2011 @ 14:06:58

    Lucas, eita editora do mal!!! Todo mundo jogando pedras, hehehe 😛
    O livro é TUDO DE BOM, mas com uma fila gigante e o preço cobrado, ele acaba indo para o fim da fila né! Triste isso, mas leia sim, porque você não vai se arrepender!!!
    Se eu for adotar todos os meus favoritos do ano, não vai caber aqui, uashuashuash! Quero ver como vou fazer o top ten (ou twenty, talvez)…
    Mas o que vc falou está apoiado, melhor ler vários maravilhosos do que ler muitos livros péssimos!

    Beijos

    Responder

  5. Camila
    Ago 30, 2011 @ 14:29:44

    Oi Adri,
    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas ultimamente entrei num boicote contra os livros da Rocco. Estou cansada de ter que desembolsar pequenas fortunas para ler os livros publicados por eles. E pior ainda quando pagamos caro e o livro sequer recebeu uma boa revisão ou tem uma letra decente para a leitura!!
    Se eu achar esse livro em e-book, vou ser cara de pau e ler! Mas se eu tiver que comprar, não sei não!
    Beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Ago 30, 2011 @ 15:05:38

      Esse livro é muito bom, mas a Rocco consegue acabar com a nossa alegria né! Eles tem bons lançamentos, mas cobram caro demais. Realmente o e-book é uma boa solução nessas horas, mesmo não sendo meu tipo favorito de leitura…
      Hahaha, vou aderir a este boicote também, só compro quando eles decidirem melhorar os preços e a qualidade!!!!

      Beijos

      Responder

  6. Claudia
    Ago 30, 2011 @ 20:29:10

    Oi Adriana!

    Não sabia que esse livro tinha outros seres, parece muito bom. Entendo o seu desabafo com a Rocco 😦 os preços são bem salgados, pena que até a qualidade também deixou a desejar.

    Responder

Deixe uma Resposta

