Lionel Shriver – Precisamos Falar Sobre o Kevin

Este é um livro que já li há muito tempo e que me marcou por demais. É uma trama para leitores maduros, que gostam de livros mais densos e complexos. Não que isso signifique que é uma obra parada, muito pelo contrário, me apeguei à história desde o início.

Apesar de Lionel Shriver não ser muito conhecida, ela é uma das melhores autoras que li, pela profundidade de sentimentos humanos que consegue retratar tão perfeitamente em suas obras.

Este livro nos conta a história de Kevin. Conhecemos a vida deste garoto perturbado contada por sua mãe, em cartas para ele. É muito difícil explicar a grandeza das questões levantadas pela autora. Acontece que Kevin nunca foi uma criança normal. E é tentando buscar respostas para o comportamento horrorizante que ele apresentou em determinado momento da vida que ela começa a se questionar sobre onde pode ter errado, o que foi feito de diferente com aquela criança que a transformou em um monstro.

Eu recomendo este livro para apreciadores de psicologia humana, de uma história profunda, angustiante, que deve ser lida, apreciada e degustada. Não é uma narrativa de fácil desenrolar, porque várias vezes o comportamento humano nu e cru consegue chocar o leitor. Enquanto lia pensava muito sobre a humanidade como um todo, sobre a individualidade de cada ser e sobre a capacidade, ou não, do ser humano viver em grupo.

Também é abordado, e muito bem por sinal, o tema das chacinas nas escolas, e como isso pode não estar nem um pouco relacionado com o bullying, como tanto se divulga na mídia hoje em dia.

Apesar de ser um livro totalmente diferente do que costumo ler, recomendo muito para leitores mais velhos, que gostem de variar o estilo e pegar uma boa obra a moda antiga: com início, meio e fim, sem continuações, fantasia ou sobrenatural inseridos.

Para finalizar, me digam se não acham a capa chocante? Ela é muito bem feita, e sempre achei que representa bem demais o livro!

Avaliação (de 1 a 5):

E não esqueçam que a promoção de Eldest + 2 super kits de brindes termina hoje às 23:59hs, amanhã trago o resultado!!! Corre lá e participa, ainda dá tempo! Lembrando que é necessário preencher o formulário corretamente para participar, não adianta só divulgar.😉

10 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Set 23, 2011 @ 13:40:36

    Minha amiga ler o inicio desse livro e eu quase peguei emprestado, mas como estou cheia de livros na estante eu deixei para depois. Não sei se realmente vou lê-lo, mas eu me interesso bastante pela pscicologia humana e tudo o que a resenha diz🙂

    Gabi

    Responder

  2. Lucas Martins
    Set 23, 2011 @ 18:43:08

    Eu quero muiiiiiiiiiiiito este livro. Tu não tem noção! Todos falam tão bem deste livro, e eu simplesmente me encantei com a resenha. Ficou objetiva e bem escrita, sem spoiler (odeio spoiler u_u). Assim que cair um dinheiro no bolso vou comprar este livro. Preciso ler algo assim, mais pesado…
    Bjão!

    Responder

  3. Claudia
    Set 23, 2011 @ 20:04:30

    Oi🙂

    Eu adorei esse livro, um dos melhores que li, também gostei da ideia da autora de separar o bullying nesse caso, afinal o Kevin não sofria bullying – achei muito bem desenvolvida a trama e os personagens.

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 24, 2011 @ 21:01:17

      Oi Cláudia!
      Esse livro é mesmo tudo de bom né😉 Eu ameeei! E o negócio do bullying eu achei muito interessante mesmo, porque o Kevin nunca sofreu disso mesmo!
      Lionel Shriver escreve bem demais🙂

      Beijos

      Responder

  4. Lia
    Set 26, 2011 @ 16:30:56

    Ai, sempre que eu via esse livro nas livrarias, eu ficava meio intrigada com ele. Já peguei pra dar uma olhada, mas nunca fui muito a fundo pra saber do que se trata a história.
    Sua resenha me incentivou bastante a ler esse livro! Gosto de leituras relacionadas à psicologia humana. Ele parece ser bastante… hum… obscuro!
    beijão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 26, 2011 @ 21:25:25

      Oi Lia!
      Esse livro é muito bom, espero que vc possa ler e depois me conte o que achou! Se você gosta de livros deste gênero vai amar Precisamos Falar Sobre o Kevin🙂 Hehehe, tem seu lado meio obscuro mesmo!

      Beijos

      Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    Set 26, 2011 @ 18:07:53

    Sempre tive uma curiosidade sobre esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha que despertasse minha vontade de ler!! Acabei de fazer isso! hehehe
    Eu gosto muito de histórias que mostram a real natureza humana!
    beijos
    Camis

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: