Enderson Rafael – Todas as Estrelas do Céu

Este é um livro nacional que eu desejava fazia muito tempo. Fiquei super curiosa depois de ler uma resenha ótima da Camila, no Leitora Compulsiva. A partir daí, li muito mais sobre a obra e também sobre o autor, que a escreveu quando tinha apenas 19 anos.

O difícil foi a aquisição do livro, que eu queria conseguir por uma troca no Skoob. Deixem eu dizer uma coisa, o pessoal por lá anda muito ganancioso! Sempre havia exemplares disponíveis, mas todos a dois créditos. Não digo que o livro não valha isso, mas é uma obra com poucas páginas, que não custa muito para enviar e que não custa tão caro assim para comprar nova! Mas enfim, com sorte consegui um exemplar novo por um crédito e tudo se resolveu🙂

Tenho uma coisa importante pra dizer: o livro é lindo! A edição e a capa são super bem feitas, muito bem graficadas e com ótimas ilustrações em cada página e no início dos capítulos. Foi amor a primeira vista!

Sobre a história, eu confesso, me apaixonei! Sou uma romântica incurável, e a história de dois amantes separados pelas circunstâncias do destino sempre mexe comigo. O livro me lembrou bastante a tragédia de Shakespeare, Romeo e Julieta. Não que Carol e Leandro, os protagonistas, sejam de famílias inimigas. Muito pelo contrário, o problema deles é serem da mesma família: serem irmãos!

Calma! Antes de vocês se assustarem, deixo claro que eles não são irmãos de sangue! Leandro é adotado. Mesmo assim, o que importa realmente na trama e cria todo o dilema moral é que a criação dada aos dois sempre foi de irmãos. Eles se viram desde crianças como tal, até que cresceram e amadureceram, percebendo que se amavam.

Só que este é um amor fadado ao desastre, porque a sociedade em geral rejeita este tipo de relacionamento. E este é o mote central da trama, como lidar com uma situação destas? Será que o amor pode vencer a todas as barreiras, até mesmo as impostas por aqueles que amamos?

A forma como Enderson Rafael conduz a obra é muito leve e extasiante. Com uma linguagem muito mais simples e acessível do que a que estou acostumada, o autor consegue dar a narrativa um clima mais jovial. Adorei ler algo com tantas referências à cultura brasileira, os programas de TV que assistimos, nossos hábitos e costumes, tudo que geralmente acompanhamos meio “de fora” nas obras estrangeiras. Assim podemos nos identificar com os lugares e situações vividas no livro.

Eu, que sou do sul, simplesmente amei a alusão ao sotaque dos “manezinhos da ilha” de Santa Catarina, porque com certeza quem é de Floripa tem um jeito todo especial de se expressar, quem já foi pra lá vai me entender. Também achei muito legais as confusões de todo mundo com Petrópolis e Teresópolis, eu não saberia distinguir um do outro, até porque não conheço nada do Rio de Janeiro. Mas enfim, o que eu quero dizer é que é sempre ótimo poder ler algo em que podemos nos reconhecer.

É um livro que recomendo com certeza, uma obra em que você vai sorrir e chorar! Todas as Estrelas do Céu tem poucas páginas, 155 apenas. Mas nelas cabe uma história de valor inestimável: uma história de amor! Leiam.

Avaliação (de 1 a 5):

14 comentários (+add yours?)

  1. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Set 26, 2011 @ 09:38:13

    Ei Adriana!

    Só vejo elogios ao autor e a este livro. Ainda o lerei (espero ter mais facilidade de conseguir um exemplar XD).

    A nova novela das 6 vai tratar de um tema parecido. Lembrei deste livro na hora que vi a chamada da novela na tv.

    Sou doida para saber o final da história.

    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 26, 2011 @ 21:28:44

      Oi Lu!
      Este livro é super lindo e tem uma história muito boa🙂
      Também espero que vc tenha mais facilidade, o meu exemplar foi uma novela :O
      Foi coisa do destino essa novela aparecer agora, a história tem mesmo tudo a ver!!!

      Beijos

      Responder

  2. Enderson Rafael
    Set 26, 2011 @ 09:42:41

    Nossa, fazia tempo que eu não lia uma resenha tão completa do “Todas”! Acho que vc disse bem o que eu acho dele, Adri: é um pequeno livro com uma grande história de amor. Acho que tê-lo escrito com 19 anos fez da narrativa, das situações, algo mto autêntico, que talvez hoje eu não conseguisse da mesma maneira. No “Três Céus” há uma personagem dos seus 20 anos, a Paty Milano. Mas além de ela ser mulher – e mulheres, como Carol já mostrava, são mais maduras – ela vive um momento mto especial que é o de deixar sua cidade no interior (Paraty) e ir para SP tornar-se comissária de voo numa grande companhia aérea. E aí, sua maturidade é oprimida pela grandeza de Sampa, mas sua juventude ganha fôlego com o mundo que se abre quando ela começa a voar. A cidade a faz pequena, o mundo a torna grande. Não vejo a hora de vocês poderem ler “Três Céus”, tenho certeza de que quem gostou do “Todas” irá se surpreender com uma escrita bem mais madura, coesa e com um livro bem mais comprido: “Três Céus” terá entre 250 e 300 páginas… Beijo enorme e obrigado!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 26, 2011 @ 21:34:21

      Ai que honra o autor comentando aqui *-* Seu livro é ótimo e merece todo o sucesso que está fazendo!!! Aguardo ansiosa por Três Céus, ainda mais agora que você deixou uma provinha do que está por vir🙂 Amei os personagens e a forma de conduzir a trama e espero ainda ver muitos títulos seus publicados!!!

      Beijos

      Responder

  3. Gabi
    Set 26, 2011 @ 17:06:05

    Adorei a resenha! Também sou fascinada por romances🙂

    Gabi

    Responder

  4. Claudia
    Set 26, 2011 @ 18:27:30

    Linda a sua resenha Adriana (e bem completa), esse esta na minha lista, mas ainda não comprei.

    Bjus

    Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    Set 26, 2011 @ 18:35:58

    Oi Adri,
    Eu tive a oportunidade de ler esse livro quando ele nem tinha sido publicado ainda! O Enderson, na batalha para conseguir uma editora, fazia cópias encadernadas e mandava para alguns blogueiros, na tentativa de conseguir boas críticas que o ajudassem a mostrar o seu trabalho!!
    E deu certo!!!
    O livro é ótimo e fico muito feliz quando passo numa livraria e vejo os exemplares ali!!
    Que bom que gostou do livro!!
    beijos
    Camila – Leitora Compulsiva

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 26, 2011 @ 21:20:34

      Oi Camila!
      Esta obra é mesmo muito boa e mereceu a publicação! O sucesso de Enderson Rafael só reflete isso🙂 Espero que ainda lancem muitos livros dele, o trabalho de divulgação é sempre impostante!!! E que oportunidade boa vc teve, ler o livro me primeira mão!!!
      É legal ver o trabalho de autores nacionais recebendo o crédito, sempre que possível corro atrás para comprar e poder divulgar!

      Beijos

      Responder

  6. Beli
    Set 26, 2011 @ 18:49:48

    Eu o livro e adorei!!! É linda a história e chorei um pouco… hahah mas tudo bem!!!

    Adorei a resenha!!! =)

    Bjuss

    Responder

  7. Lucas Martins
    Set 26, 2011 @ 19:03:03

    Eu quero muito o livro. A capa é realmente muito bonita! A resenha está muito boa, mas se eu ficar um pouquinho mais curioso, comprar o livro, assim “do nada” e me afundar em dívidas e coleção de boletos, a culpa vai ser sua, Adriana. u.ú
    Rsrs. Adorei o que o enredo promete, e gente, autor brasileiro! Eu passei a gostar muito dos nossos livros… E esse é um que eu pretendo comprar e ler até o fim do ano (é, a fila tá grande mesmo…). Rsrs.
    Enfim, bjão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Set 26, 2011 @ 21:14:20

      Oh My God! E a culpa é toda minha né😛
      Hehehe, esse livro é bom investimento na literatura nacional, vale a pena ler🙂
      Nem me fala em fila grande, a minha também cresce a cada dia!!!

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

