Suzanne Collins – A Esperança

A Esperança é o último e muitíssimo aguardado volume da saga Jogos Vorazes. Suzanne Collins surpreendeu leitores desavisados, como esta que vos fala, com uma narrativa de tirar o fôlego, de emocionar qualquer um, de nos mostrar a vida e a morte de um ângulo totalmente novo.

A autora me fisgou e me deixou presa a Panem desde a primeira página, do primeiro livro, me fazendo acompanhar o sofrimento, a luta, a dor, a perda e tudo que os Jogos Vorazes representavam. No segundo volume Collins realmente deixou Em Chamas a sua história, nos levando a conhecer melhor tramas políticas e tudo que a vida de Katniss Everdeen nunca poderia ser. Agora com este terceiro volume, ao qual prefiro me referir pelo nome original, Mockingjay, podemos voltar para dentro de todo o universo complexo e surreal criado pela autora.

Muita ação, aventura e drama esperam você ao ler esta saga. Não pense que verá um lindo romance florescer em meio à tragédia, porque não é bem assim que a coisa se desenrola. Peeta e Gale, nossos maravilhosos mocinhos, não são páreo para o drama a constante na vida de Katniss, que precisa aceitar ser o símbolo da revolução para salvar aquele que ama.

Claro que existe a parte do romance, mas esta fica em segundo plano diante da grandiosidade da intensa crítica social colocada por Collins no decorrer dos livros. As implicações de uma guerra, as traições e tragédias são o mote central deste livro, que trata de amor, fé, liberdade e, claro, esperança.

Jogos Vorazes, como um todo, é uma série recomendada a qualquer público, em qualquer idade. Um saga épica, sem precedentes. Uma jornada maravilhosa em que você vai chorar muito mais do que sorrir, mas que te aguarda com um final irresistível e surpreendente.

Eu amei o desfecho da trama e acredito que foi um dos epílogos mais bem escritos que já li. Katniss e sua história nos provam a todo o momento o poder de superação da raça humana, mas também a crueldade e todo um lado psicológico fortemente explorado.

Se você ainda não leu, certamente nem precisa que eu diga: corra para a livraria mais próxima!!! Fico sem palavras para expressar o quanto amei poder ler estes livros e o quanto essa história me marcou. Se há uma série de livros que vai ficar guardada no meu coração, ao lado de Harry Potter, Vampire Academy e Mortal, esta série e Hunter Games.

Parabéns Suzanne Collins, pelo sucesso de sua empreitada e por dar ao mundo algo tão raro e belo quanto esta trilogia emocionante!

Avaliação (de 1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. Camila - Leitora Compulsiva
    Out 26, 2011 @ 14:03:12

    Bom, deixa só eu terminar de ler Cidade de Vidro que já começo a ler essa série! É quase um crime eu não ter lido ainda, eu sei!!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 27, 2011 @ 08:22:02

      Hahaha, esse eu tenho aqui e está na fila, mas acho que vou ler algumas coisas antes dele. Tenho medo dessa série de Cassandra Clare =P
      E é mesmo um crime não ter lido ainda, ainda mais tendo os livros em casa já!!! Acho que vc vai se arrepender por não ter lido antes, hehehe!!!

      Beijos

      Responder

  2. Gabi
    Out 26, 2011 @ 15:52:01

    Esse livro é perfeito mesmo. Eu achei a leitura suuper intensa, eu chorava, chorava e chorava quando me aproximava do final. Eu disse na minha resenha que realmente, senti tudo que a Katniss sentiu, confusões e dilemas. Quando eu terminei o livro, chorei mais ainda e precisei de dois dias para conseguir ler qualquer outra coisa. Não sei nem o que falar mais, esse livro é perfeito.

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 27, 2011 @ 08:20:36

      Oi Gabi!
      Essa é uma série que mexe com a gente né, Suzanne sabia o que estava fazendo quando a escreveu!!!
      Chorei litros durante a leitura e me emocionei demais com o final, não esperava o que aconteceu =O

      Beijos

      Responder

  3. Lucas Martins
    Out 26, 2011 @ 17:59:31

    Adriana, confesso que pulei a resenha para não pegar spoiler. Eu tenho que comprar os outros dois e este ainda…
    Mas nos vemos no evento do livro, né? – Mais um que eu não li.. haha!
    Quando eu ler volto e comento direitinho!🙂

    Responder

  4. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Out 28, 2011 @ 07:16:49

    Ei Adriana!
    Posso só assinar embaixo?
    Penso as mesmas coisas e adorei o epílogo. Todo mundo reclamando do número de mortos (e principalmente de quem morreu), mas aquilo era guerra! Não se podia esperar outra coisa!

    SPOILER!!!!
    .
    .
    .

    Eu só não gostei do jeito que o Gale desapareceu no final. Parecia que ele não se importava…

    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 28, 2011 @ 09:14:27

      Oi Lu! Incrível como concordamos em praticamente tudo!!!!
      Eu até gostei que as pessoas morreram (momento sádico) porque não tem coisa pior do que descrever uma guerra cruel onde só o lado dos maus tem baixas, a vida não é assim e queria dar um prêmio pelo realismo da Suzanne!
      Fiquei chocada com uma pessoa em especial que morreu, mas achei uma boa ideia até, ficou coerente com a trama toda de sofrimento da Katniss…
      Sobre seu spoiler, CONCORDO TOTALMENTE, esqueci de mencionar na resenha, mas senti falta do garoto pelo qual me apaixonei no segundo volume! Acho que a Katniss também, pelo desenrolar da trama, mas no final ele não estava nem aí MESMO. E a mão dela eu também não achei legal sumir daquele jeito, mas enfim…

      Responder

Deixe uma Resposta

