Jandy Nelson – O Céu Está em Todo Lugar

Mais um livro lindo entrando para minha galeria de favoritos. O Céu Está em Todo Lugar é um livro que fala sobre o luto, sobre a perda e sobre o amor, temas que sempre conseguem mexer profundamente com os sentimentos do leitor.

Lenna acabou de perder a irmã, sua companheira para todas as horas. Mas mesmo tentando não acreditar nisso, ela sente que no fundo já tinha perdido Bailey quando esta se apaixonou. As duas foram criadas pela avó depois que a mãe as abandonou e Bails sempre foi a mais extrovertida e carismática. Depois que se apaixonou por Toby e os dois não se desgrudaram mais, Len sentia saudades da irmã, ao mesmo tempo em que sentia raiva por tê-la perdido. No dia de sua morte, Lenna nem mesmo disse bom dia, o que ainda fica martelando em sua cabeça.

A vida segue seu rumo, mas a protagonista não consegue ir em frente, o luto é pesado demais, e parece que somente Toby consegue entende-la e tira-la daquela solidão e tristeza sufocante.

É aí que Len embola todos os seus sentimentos e faz a maior confusão. Isso aliado à chegada de Joe Fontane, um músico igual a ela, mas mil vezes mais bonito e charmoso (segundo a própria), faz da vida da garota um martírio. Como ela, que nunca se interessou por garotos antes, poderia estar se apaixonando ao invés de sentir falta da irmã e chorar copiosamente o dia inteiro?

Joe foi um personagem que logo me cativou e roubou meu coração. Já Len e Toby eu confesso que foram mais difíceis de entender. Por não ter irmãos ainda não sei avaliar quanto deve ser grande um choque destes, mas acho que não faria o que a protagonista fez, mesmo estando confusa.

O pano de fundo da história é lindo, temos vários cenários maravilhosos e personagens muito verossímeis. Os pequenos detalhes desta obra é que fazem toda a diferença. O que eu mais gostei foram as ilustrações dos poemas de Len em cada lugar remoto em que ela os deixava.

Falando sobre a edição em si, tenho que dar os merecidos parabéns a editora Novo Conceito, que conseguiu inovar mais uma vez e trazer um livro de grande qualidade e perfeito acabamento a um preço não exorbitante. A capa do livro é de um material mais resistente, com uma textura suave e delicada, que combina perfeitamente com a imagem. As letras de todo o livros são azuis (não se preocupem, não atrapalha em nada a leitura) e as folhas de rosto também. Mas como disse anteriormente, o principal está nas ilustrações magníficas no fim e início de cada capítulo, além da página com o número do capítulo que também é ilustrada com um céu de fundo.

Este é um YA book que eu recomendo para todas as idades, não tem como não se emocionar e tentar se colocar no papel da personagem, enquanto ela vai reconstruindo sua vida e conhecendo o amor.

Avaliação (de 1 a 5):

14 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Out 27, 2011 @ 12:53:33

    Oi,

    Eu quero muito ler esse livro. Estava com medo da letra ser azul, mas muitas pessoas já me disseram que não incomoda na leitura então só estou esperando uma oportunidade para comprar.

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 27, 2011 @ 13:48:44

      Oi Gabi! Este livro vale super a pena, eu adorei a leitura 🙂 Acho que é bem o tipo de livro que você gosta 😉
      Realmente o azul não atrapalha nada porque é bem escuro, nem percebi enquanto lia…

      Beijos

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    Out 27, 2011 @ 13:44:42

    Oi Adri,
    Já vi várias resenhas positivas sobre esse livro e acho que vai ser uma boa leitura para mim!! Perdi alguém que eu amava recentemente e às vezes bate mesmo essa culpa: como posso me divertir?? Acho que tenho alguma coisa para aprender com a Len! rs…
    beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 27, 2011 @ 13:50:27

      Oi Camis!
      Acho que é uma leitura muito interessante mesmo, só que como vc ainda está de luto talvez te deixe um pouco pra baixo, a situação da Len é bem pesada no início (e também no meio) do livro…
      Mas com certeza vc vai aprender bastante a como lidar com a dor, e por favor, que não seja como a Len lidou, senão o Denis te mata, HAHAHA /pequenospoiler!!!!!

      Beijos

      Responder

  3. Lia
    Out 27, 2011 @ 18:50:42

    Nossa, a história parece meio pesadinha, mas parece ser também muito bonita.
    Você citou que não tem irmãos… Eu também sou filha única. =)
    Hum, acho que vou ter que enfrentar o preconceito contra letras de outras cores se eu quiser ler esse livro, rs.
    Muito boa resenha! Adorei!

    beijos!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 27, 2011 @ 20:24:27

      Oi Lia!
      É bem este o estilo da trama mesmo! Eu não tenho irmãos, mas minha mãe está esperando meu primeiro, então em breve minha condição de filha única vai mudar =D
      Hehe, realmente a letra é azul, mas como eu disse, não influencia muito no decorrer do livro, eu nem reparei ;P

      Beijos

      Responder

  4. Cláudia
    Out 27, 2011 @ 19:40:31

    Eu já tinha lido algumas resenhas, o enredo é bem diferente do que imaginei, mas acho que vou gostar.

    Bjus

    Responder

  5. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Out 28, 2011 @ 07:12:33

    Ei Adriana!
    Mais um na minha lista.

    Menina, tenho tanto livro bom para ler que fico louca.
    Acho que preciso ler mais rápido para conseguir satisfazer minha curiosidade.

    Piriguetou com o Joe, né?!
    A edição é linda mesmo. Acho que é um dos livros mais bem feitos que já li.

    Estou doida para me emocionar tb 😉

    Bjins

    Responder

  6. Lucas Martins
    Out 29, 2011 @ 19:10:04

    Awwwwn Adriana! Sua boba, agora fiquei sofrendo por não ter comprado ele a outra vez na Saraiva ):
    Estou mais afim de ler do que nunca! Adorei isso de luto, e como eu já disse “drama é comigo”, adoro dramas. Acho que eles exploram um lado emocional forte no leitor, por isso gosto muito disso! Tomara que consiga o livro logo! 😀
    Bjs!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Out 31, 2011 @ 06:33:06

      Oi Lucas!!! Hahaha, esse livro é ótimo, vc tem que ler mesmo se gosta de drama, o livro é cheio dele =P
      Também adoro esse gênero, é muuito profundo e psicológico, temas que eu aprecio demais em um livro!!!

      Beijos

      Responder

  7. Juliana
    Nov 08, 2011 @ 00:12:03

    Eu quero muito ler esse livro, a historia parece ser tão bonita e comovente, to doida para ler. Bjs

    Responder

Deixe uma Resposta

