Cassandra Clare – Cidade de Vidro

Este é o terceiro volume da série que era para ser trilogia Os Instrumentos Mortais e foi, de longe, o livro de Cassandra Clare que mais conseguiu me agradar. Aclamada pela crítica, a série foi um tanto decepcionante para mim, que ao ler Cidade dos Ossos esperava mais, muito mais.

Não sei se é por causa de todo o rolo com as fanfics de Harry Potter, ou por achar sua trama um tanto confusa, mas nunca consegui me apegar verdadeiramente à história. Claro que o talento da autora é inegável e deve ser reconhecido, mas achei Cidade dos Ossos apenas mediano em comparação a tantos outros títulos maravilhosos publicados no mercado.

Não resenhei este primeiro volume aqui no blog, por isso tenho que dar uma base para vocês sobre meu primeiro encontro com a escrita de Clare. Já o segundo livro, Cidade das Cinzas me pareceu melhor, mais elaborado e diferenciado. Apesar disso, um grande problema que me afligiu foi não lembrar dos acontecimentos passados, o que atrapalhou bastante a leitura.

E Cidade de Vidro começou da mesma forma. Ao contrário da maioria dos autores, Clare não nos atualiza na trama no início do livro, simplesmente espera que tenhamos frescos na memória todos os acontecimentos do volume anterior o que se torna difícil pelo tempo entre cada lançamento. Isso tornou o início da obra confuso e lento para mim, mas depois de me situar na trama, não consegui desgrudar do livro!

A escrita de Cidade de Vidro evidencia o amadurecimento da autora, que conseguiu, finalmente, me fazer apreciar e entender todo o sistema dos Caçadores de Sombras, suas leis e costumes. Clary também está mais forte e decidida, enquanto Jace chegou a níveis de fofura ainda mais absurdos. Adoro o personagem e, como toda a boa piriguete literária, tenho uma quedinha por ele.

Os outros personagens também foram usados de forma bem planejada, com papéis importantes e suas personalidades assumidas de forma mais clara na trama. Valentim continuou não me convencendo como vilão, mas as explicações profundas sobre o Ciclo e a criação de seus filhos foram a melhor parte da obra.

As respostas que tanto busquei desde Cidade dos Ossos e que foram dadas com maestria por Cassandra fizeram valer cada centavo que gastei com os livros e todos os momentos de frustração que tive com ele.

Com uma guerra iminente se aproximando, as quase 500 páginas passam voando enquanto você lê com admiração o desenrolar perfeito da história. Acompanhamos Clary na busca por respostas e na tentativa de salvar sua mãe.

A chave para tudo está na Cidade de Vidro, onde a Clave se reúne para decidir os rumos que os Caçadores de Sombras irão tomar e como lidarão com Valentim. Então, é para lá que todo mundo se dirige. Mas muitos segredos, mentiras e traições os aguardam, recheando a obra de fortes emoções.

O desfecho foi fantástico, eu não poderia imaginar um melhor! Só que eu não entendo como existe uma sequência para a série. Isso porque este livro foi escrito como o último da trilogia, então não restaram pontas soltas para um próximo livro. Claro que outra história sempre pode ser inventada, mas acho que deveria estar desvinculada da trilogia.

Essa modinha de estender coisas que não precisam ser estendidas me irrita profundamente. Se a história ficou perfeita contada em três livros pra que mais do que isso?

Mas enfim, não dá para reclamar de ter um pouco ou muito mais de Clary e Jace, portanto só nos resta esperar por City Of Fallen Angels.

Um pequeno “à parte” que não resisto em colocar é que meu exemplar do livro é uma porcaria. Acho que a editora poderia ter um pouquinho mais de cuidado na hora de colar a capa no livro, porque o meu veio cheio de cola e não conseguia abrir o exemplar direito. O resultado foi que, para ler, tive que descolar a capa das páginas internas, que se rasgaram um pouco e ainda fiquei com a capa toda rachada na frente. Não gostei nem um pouquinho… O trabalho gráfico e visual ficou lindo, mas não adiantou de nada no meu caso, porque quando olho para ele só consigo ver aquela enorme rachadura destoando da beleza da ilustração.

Mas enfim, esses são detalhes que importam somente para os detalhistas de plantão, como eu, que gostam de ter na sua coleção livros extremamente bem cuidados e em ótimo estado.

No geral, recomendo Os Instrumentos Mortais para os amantes de young adults sobrenaturais com mistério, romance e aventura. Vale a pena conhecer este universo mágico que Cassandra Clare nos apresenta. Pelo ótimo desfecho e considerando este volume apenas, merece cinco estrelas com certeza!

Avaliação (de 1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Nov 10, 2011 @ 08:36:09

    Ei Adriana!
    Só li seus comentários, pulei a história do livro pq quero surpresa total. Estou doidinha para ler o meu (ainda não chequei, mas espero que não tenha vindo com problemas de cola).
    Eu tb fico p da vida quando estendem uma série. Na minha cabeça eu vou colocar que este foi o final (já que todo mundo fala que é perfeito).
    Só vou comprar os próximos livros quando a série tiver toda lançada no Brasil. Não aguento esperar…
    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 10, 2011 @ 10:38:14

      Oi Lu! Mas eu não coloquei nenhum spoiler viu =P
      Mas é bom ler seno surpreendida mesmo!!!
      Pois é, nem me fala em séries estendidas que me lembro de House of Night e me bate uma depressão, hahaha!
      Acho que vou fazer o mesmo que vc, ficar com este final por enquanto e só ler os demais quando lançarem todos (se eu conseguir me aguentar, o que acho difícil) ;P

      Beijinhos

      Responder

  2. Lygia R. Netto
    Nov 10, 2011 @ 08:48:31

    TIVE que vim comentar.
    Acabei de ler CdV essa semana tbm. Concordo com TODOS os pontos que vc citou. Achei Cidade dos Ossos o mais fraco e o mais massante, mas CdV foi simplesmente maravilhoso. Li CdV em 1 dia apenas e qnd fechei o livro, bateu aquela deprê literária. Sabendo que tinha City of Fallen Angels ainda, não resisti e comecei em inglês mesmo.

    Também não entendia COMO a trama poderia se extender e estava receosa. Mas a curiosidade era maior. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma narrativa MARAVILHOSA com CoFA e, em poucas horas, devorei TUDO. E mal posso esperar por City of Lost Souls. Vc não tem NOÇÃO como CoFA é SUPERIOR à Cidade de Vidro. Não achei que isso fosse possível, e por isso, fiquei MUITO feliz.

    Desculpe o comentário gigantesco. Mas TIVE que falar.
    Outra pessoa que compartilha da mesma opinião que eu é a Livia do Wishing a book. Se puder, dps dê uma lida na resenha dela!😀

    Ps: nem preciso comentar que dps de ter finalizado CoFA dei SURTOS no TT. Jace CONSEGUE ficar melhor ainda, com o relacionamento dele e Clary atingindo níveis mais ‘maduros’, vamos dizer assim. (pra não dizer que o ‘action’ deles esteve bem presente, não que eu esteja reclamando, hahaha). \o/

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 10, 2011 @ 10:41:24

      Oi Lygia!!!
      Pois é, Cidade dos Ossos não prometia muito, mas esse terceiro livro acabou sendo uma surpresa MARAVILHOSA *-*
      Olha, depois desse seu comentário estou até com menos medo de ler Cidade dos Anjos Caídos, espero que não demorem muito para lançar!!! Queria esperar lançarem toda a série por aqui, mas vc aguçou minha curiosidade!!!
      E esse negócio da Clary e do Jace, aiaiai, já vi que vou amar o livro!!!!!!!!!!!!!
      Não tem nada que eu goste mais do que um romance mais “maduro”, hehehe!

      Beijos

      Responder

  3. Camila - Leitora Compulsiva
    Nov 10, 2011 @ 10:50:42

    Oi Adri,
    Como eu tenho uma raiva mortal de fanfics, nunca me interessei por nada relacionado a isso e nunca soube dessa confusão que você mencionou!! Então, talvez por isso, minha impressão sobre a história tenha sido a melhor, desde o começo!!
    E para mim, foi muito melhor não tem aquele momento “e no episódio de ontem”!! rs… Mesmo que eu tenha me esquecido de alguns detalhes, nada disso me impediu de entender tudo em cada volume!!
    Acho mesmo que é uma questão de estilo!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 10, 2011 @ 13:44:02

      Oi Camis!
      Pois é, não é que eu não tenha gostado, mas esperava bem mais sabe… Não foi aqueeeeela coisa! =P
      Mas este livro me deixou babando na história, relamente ótimo!
      Sabe que eu não gosto de longas explicações sobre os volumes anteriores em séries, mas uma introuçãozinha as vezes ajuda, principalmente quando as sequências demoram para ser lançadas!!!
      Realmente, gosto é gosto né😛 e o nosso até é bem parecido!

      Beijos

      Responder

  4. Gabriele
    Nov 10, 2011 @ 12:45:47

    Oi,

    Eu não li nada da série ainda. AINDA. Eu quero muuito ter essa coleção, principalmente porque fiquei boba quando vi a capa do Cidade de Vidros, que coisa linda é essa??

    Gabi

    Responder

Deixe uma Resposta

