Rick Riordan – Série Percy Jackson e os Olimpianos

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série infanto-juvenil escrita por Rick Riordan que alcançou o topo das maiores listas de best-sellers em todo o mundo. O primeiro volume chegou, inclusive, a ser adaptado para o cinema e mesmo que tenha ficado uma m* vale a pena citar aqui.

Acabei de ler o quinto e último livro e como não tinha resenhado os primeiros volumes, decidi fazer este post da série inteira, até porque esta é uma história imprescindível na lista de todo bookaholic fã de YA’s que se preze.

A trama conta a história de Percy, um menino que descobre aos doze anos ser filho de um dos deuses mais importantes do Olimpo. Desde criança ele foi atormentado por acidentes e ocorrências no mínimo estranhas. E, ao ser abordado por estranhos seres, ele acaba descobrindo que é um meio-sangue e que por isso foi caçados por monstros a vida toda. Agora ele necessita se refugiar no Acampamento Meio-Sangue, onde irá aprender a lutar contra estes monstros e se envolver nas inúmeras batalhas que afligem todos os olimpianos.

Cada um dos livros narra uma aventura de Percy, que busca destruir o Titã Cronos, grande vilão da história. Neste meio tempo Rick Riordan nos presenteia com uma narrativa recheada de mitologia grega, ação, tiradas sarcásticas incríveis e aventuras de tirar o fôlego.

Um dos principais motivos para esta não ser A SÉRIE mais perfeita de todos os tempos é o modelo pronto de Harry Potter que o autor usou. Não que este clichê não tivesse sido usado antes de HP e nem é o caso de eu estar enjoada. Mas a questão é que, às vezes, a história se tornava muito batida ou até mesmo cansativa. O terceiro volume foi um dois que menos tive vontade de seguir até o fim. Mas mesmo assim, eu amei conhecer Percy, Annabeth, Grover, Tyson e tantos outros seres fantásticos, super bem retratados nas mãos do autor.

Rick Riordan mostrou com esta série que seu talento para o infanto-juvenil merece prêmios e muitos vivas, com certeza acompanharei seu trabalho de perto.

A boa notícia é que, além de O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano, que formam a série completa, o autor está escrevendo um spin-off, série ambientada no mesmo mundo fictício da anterior, mas com outros protagonistas. O primeiro volume desta nova série, O Herói Perdido, já foi lançado aqui no Brasil e eu estou louca para ler. Outra série que Rick está escrevendo é As Crônicas dos Kane, cujo primeiro volume é A Pirâmide Vermelha que eu tenho, mas está emprestado e ainda não li e o segundo, O Trono de Fogo, acaba de ser lançado também pela Editora Intrínseca.

Com certeza estes livros citados no post estão mais do que recomendados, acho que todo jovem um dia deveria ler, para aprender todas as maravilhas do mundo mitológico que Tio Rick nos ensina tão bem!

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Nov 16, 2011 @ 11:33:05

    Ei Adriana!
    Concordo que há muita semelhança com Harry Potter, mas isto hora nenhuma me fez desgostar da série.
    Percy é divertidíssimo!!! Adoro suas aventuras.
    Esta série esta na lista daquelas que vou reler um dia.
    Eu tb quero muito ler O Heroi Perdido, mas falta-me $$$.
    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 16, 2011 @ 12:12:10

      Oi Lu!
      Pois é, sei lá, eu sou meio do contra com essa série, todo mundo ama e eu não consigo achar tuuudo isso sabe =P
      Mas não quer dizer que não seja boa, pelo contrário, eu adorei a série, só não acho perfeita!

      Nem me fala, agora estou curiosa para ler O Herói Perdido, mas tenho que dar um tempo nas comprinhas, hehe!

      Beijos

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    Nov 16, 2011 @ 12:55:18

    Oi Adri,
    Essa é uma das minhas séries infanto-juvenis prediletas!
    A forma como o autor desenvolve a história e ensina mitologia grega ao mesmo tempo é formidável!!
    Beijos
    Camis

    Responder

  3. Gabriele
    Nov 16, 2011 @ 17:03:39

    Oi Adri!

    Vou ser a do contra aqui… Nunca li e nunca tive vontade de ler. Talvez eu mude de ideia, mas duvido muito…

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 16, 2011 @ 19:34:36

      Oi Gabi!
      Xii, se vc já está sem vontade de ler, mesmo o livro sendo tão divulgado, acho melhor nem pegar mesmo! É que não é aquela coisa perfeeeita e maravilhosa, pelo menos eu não achei =P
      Bem, vale a pena pelo conhecimento que agrega e no geral é uma boa série infanto-juvenil, mas prefiro mil vezes a série Amanhã, por exemplo!

      Beijos

      Responder

  4. Lucas Martins
    Nov 16, 2011 @ 17:20:23

    Ahhh, cada resenha da série que eu leio, fico com mais vontade ainda! Eu quero ler todos livros da série em sequencia, mas o Submarino tem que fazer uma promoção muito boa para eu comprar! Eu tenho A Pirâmide Vermelha, só que antes queria ler Percy Jackson.
    Enfim, bjão Adriana!🙂

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 16, 2011 @ 19:38:29

      Oi Lucas!
      Hehehe, tem que ficar de olho que seguido eles colocam o box em promoção😉
      Olha, A Pirãmide Vermelha não é relacionado com o Percy, então até não teria problema vc ler, maaaas, se quiser esperar quem sou eu pra dizer o contrário, hahaha =P

      Beijos

      Responder

  5. Aym
    Nov 17, 2011 @ 00:26:30

    Eu tinha medo da série, acabei vendo o filme e me deixando influenciar… li Tequila Vermelha do Ricky e praticamente estou adapta a ler a série *-*
    beijos
    boa semana

    Responder

Deixe uma Resposta

