Cressida Cowell – Como Treinar o Seu Dragão

Este é um livro infanto-juvenil que eu queria ler fazia tempos. Depois de acompanhar cada resenha positiva que a Camila sempre fazia no Leitora Compulsiva, fiquei mais e mais curiosa sobre a série. Agora tenho a oportunidade de resenhar para vocês Como Treinar o  Seu Dragão.

Primeiramente tenho que alertar: se você já viu o filme baseado nesta obra (lançado em 2010 pela Dreamworks) não se engane, porque a história de Cressida Cowell não tem quase nada a ver com a do filme. Apesar de a adaptação ter ficado linda, ela não é muito fiel à trama proposta pela autora. Comigo foi assim, vi primeiro o filme, e tive grandes surpresas ao ler a obra.

Como disse, este livro é bem infanto-juvenil com maior foco no infanto, então não leia esperando grandes questões filosóficas serem abordadas. Este é o legítimo livro de entretenimento.

Soluço é um jovem magricela, filo de Stoico, o Imenso, chefe da tribo de Vikings chamada Hoolingans. Estes Vikings dominam e convivem com dragões, utilizando-os para fins de batalha. Por isso, quando os garotos da nova geração completam doze anos são iniciados nas artes de treinar estes seres. E é assim que começa o livro, com Soluço indo para a primeira parte da iniciação na tribo: a captura do dragão.

Soluço se mostra pouco heróico logo de cara, mas muito corajoso. Mesmo sendo ironizado por todos os outros meninos, menos seu amigo Espinha de Peixe, ele consegue capturar um dragão.

Os problemas são o tamanho e porte do dragão, que calhou de ser o menor já visto naquelas bandas! E ainda por cima, o bichinho é teimoso e não quer ser treinado de jeito nenhum, além de não ter dentes!!!

A partir do encontro entre Soluço e Banguela, acompanhamos as desventuras do menino tentando treinar seu dragãozinho e se encaixar na tribo dos Hooligans. O livro é divertido e bem fininho, leitura para algumas horinhas.

O mais interessante é que ele é uma espécie de livro ilustrado, são poucas as páginas que não contenham esboços de personagens, cenas e muito mais. A autora foi extremamente criativa ao utilizar vários recursos na hora de prender a atenção do leitor.

Não posso dizer que tenha amado a história, mas foi uma narrativa boa, mesmo sendo de linguagem extremamente juvenil,  puxando para o infantil. Acho que apesar de gostar deste estilo, passei desta fase e não consegui me prender muito à história.

No geral, recomendo para aqueles que apreciam este estilo literário e gostam de uma boa aventura, pois é isso que a saga de Soluço promete ser!

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. Gabriele
    Nov 25, 2011 @ 12:56:27

    Oi

    Eu não vi o filme, nem li o livro. Não faz muito meu estilo, então prefiro ir lendo outros. (:

    Gabi

    Responder

  2. Fernanda Assis (@nandaassisbh)
    Nov 25, 2011 @ 15:10:06

    Ei Adriana,

    Eu acho a história fofa, é bem infantil mas eu morro de rir.

    bjos
    Nanda

    Responder

  3. Lucas Martins
    Nov 25, 2011 @ 15:12:06

    Ahh sério?! 3 estrelas? Eu estava tããão motivado, imaginando um livro excelente, mesmo que juvenil.😦
    Sabe, as vezes fico pensando também na questão da “fase” que já passou. Alguns eu leio e gosto, outros acho muito… sei lá “já foi meu momento”. Rsrs!
    Se pegar uma promoção boa no Submarino, eu compro e te digo se gosto.
    Bjão, Adri. E Obrigado pelo “alerta”😀

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 25, 2011 @ 15:17:00

      Oi Lucas! Engraçado você comentar isso porque eu também fico pensando assim, uns livros juvenis eu acho super legais, outros como este não me agradam tanto… Vai entender! Fico me sentindo velha o.O
      Hahaha, leia e me conte o que achou mesmo! O alerta é porque sou bem sincera mesmo =P

      Beijos

      Responder

  4. Claudia
    Nov 25, 2011 @ 21:17:21

    Oi Adri!

    Ah eu adoro essa série, mesmo sendo mais para o infanto (hehe tenho meus momentos), os personagens e o humor me conquistaram, acho bem meiga e engraçada. O filme eu não vi.

    Bjus

    Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    Nov 28, 2011 @ 10:32:04

    Oi Adri,
    Que pena que esse leitura não foi tão boa para você! Mas entendo que a gente tem certas fases literárias, né? Eu até que estou lendo bastante livro infantil… A verdade é que, como tenho sobrinho pequeno, acabo entrando no clima!! hehehe
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Nov 28, 2011 @ 13:10:54

      Oi Camila!
      Eu gostei da leitura, mas não foi aquiilo tudo! Acho que estou mesmo numa fase mais adulta… Mas ainda quero ler toda a coleção! Provavelmente ano que vem eu pegue novamente as aventuras do Soluço para ler😉

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

