Sophia Lowell – Glee: O Início

Uma história divertida. Não me espanta que tenha sido baseada num seriado, porque tem todos os ingredientes que formam uma série de sucesso. Ri muito com Glee: O Início e até fiquei curiosa para saber como os personagens se saem na televisão! Glee é, originalmente, uma série musical do canal FOX criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan e foi adaptada para esta obra, compondo uma série de três livros. Os próximos volumes são Foreign Exchange e Summer break.

Nunca vi nem um minuto sequer do seriado, então, minhas impressões contidas nesta resenha se baseiam apenas no romance de Sophia Lowell. Este livro é um daqueles típicos High School amercianos, onde temos os nerds e geeks versus populares e patricinhas disputando espaço no colégio McKinley. Aqui elas tomam vida sob a forma de cheerios, aquelas líderes de torcida que fazem pirâmides e tal.

Conhecemos também Rachel uma garota sonhadora e que se acha a bolacha mais recheada do pacote por ser muito talentosa musicalmente entre outras coisas. Ela não tem amigos e é desprezada pela comunidade escolar por ser tão… cheia de si. Mas nada é impedimento para Rachel que decide se unir ao coral da escola, o clube Glee, e deixar aquele bando de nerds com pouco talento famosos.

Ela quer se auto promover e não poupará esforços. Enquanto isso Quinn a Cheerio principal do colégio, está cada dia mais em dúvida: ficar com Finn que todos dizem ser o par perfeito e ideal a nata da elite dos populares ou se entregar ao badboy Puck, que é o caminho mais arriscado e mais divertido?

Também somos apresentados aos outros integrantes nada convencionais do Glee, pessoas em quem você não irá se enxergar se tiver um pingo de normalidade. Mas dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco, então vai saber né…

Gostei da trama proposta e acho que a adaptação de Sophia Lowell ficou muito boa. Não senti falta de explicações ou embasamento para os acontecimentos, além de ter conseguido visualizar muito bem os personagens apenas através da descrição da autora.

Neste volume, como o próprio título já diz, somos apresentados ao início do grupo, as primeiras dificuldade e a primeira “vitória” por assim dizer. Conseguimos entender claramente a mensagem proposta pela história, e acho que até uma criança de 5 anos entenderia, porque é realmente muito óbvio.

Este foi o único ponto negativo do livro, em minha opinião, a falta de sutileza para passar a moral da trama. Logicamente todos os livros devem passar uma mensagem, mas esta parece rasa e superficial, do tipo: sejam garotos bonzinhos, não esnobem o próximo e se misturem com outras pessoas. Além de deixar claro também que nem só de esportes vivem os adolescente, mas também de talento musical.

As referências de músicas, série e programas de TV ficaram legais, pois são atuais e todos podem reconhecer. Além disso, gostei bastante das intrigas amorosas que são bem características de seriados e ficaram bem colocadas na obra.

No mais, recomendo se você é fã da série. Entretanto, se não é e quiser conhecer, este também é o seu livro, pode ler sem medo!

Avaliação (de1 a 5):

12 comentários (+add yours?)

  1. Gabriele
    Dez 02, 2011 @ 11:00:16

    Oi

    Eu nunca me interessei pela série. Sou terrível com essas coisas de ver séries, sempre acabo largando no meio. As únicas que sobreviveram a isso foram Gilmore Girls e até agora Pretty Little Liars. Não tenho muita vontade de ler, a história nunca chegou a me interessar…

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 02, 2011 @ 17:30:34

      i Gabi!
      Olha, eu não conheço o seriado, então não dá pra falar sobre ele, mas o livro é bem legal =P
      PLL eu até queria olhar, mas sou muito fã dos liro e tenho medo de me decepcionar 😉
      Gilmore Girls eu nunca vi também, só conheço por causa de Minha Vida Fora de Série!!!!

      Beijos

      Responder

      • Gabriele
        Dez 02, 2011 @ 22:55:41

        Gilmore Girls é demais, dá para dar umas boas risadas vendo. E dá para chorar também. Enfim, fui viciada na série um tempo atrás. Vi todas as temporadas em menos de dois meses… E viciei a familia toda junto haha

        Gabi

      • Mundo da Leitura
        Dez 04, 2011 @ 14:11:30

        Bom, agora eu quero ver! Apesar de não ser muito ligada em séries, já ouvi tantos elogios a respeito de Gilmore Girls que vou ter que assistir!!!

        Beijos

  2. Juliana
    Dez 02, 2011 @ 17:22:24

    Eu gosto de Glee, mas não acompanho muito os episodios, gosto mas das musicas, essas sim são demais. Eu tenho esse livro pq minha irmã fez um “escandalo” para mim comprar para ela, mas ainda não li. Eu conheço bem a historia de glee, e a Rachel é muito chata mesmo, irritante, meus personagens favorito é o Kurt e a Mercedes, o livro parece legal, mas eu conheço bem a historia do começo, mas parece valer a pena ler os momentos engraçados dos personagens.

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 02, 2011 @ 17:29:05

      Oi Juliana!
      Pois é, eu nunca vi a série, mas os personagens são bem divertidos e engraçados. Se você já conhece o início realmente não vai ver nada de novo. Mas é uma leitura rápida e bem leve, gostei!

      Beijos

      Responder

  3. Claudia
    Dez 02, 2011 @ 20:11:44

    Oi Adri!

    Eu assisti a série até o meio da 1ª temporada, e gostei – é bem legal, algumas músicas ficaram ótimas, só que parece que não anda, é sempre igual – eles tem que ganhar um festival e depois outro …. daí larguei, fora que me parece muito fácil uma série viver de músicas super famosas, e a história?

    O livro parece legal, como você disse a ideia / mensagem é boa (e óbvia).

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 02, 2011 @ 21:33:03

      Hey Cláudia. Pois é, não gosto de mensagens e lições de moral mega óbvias, parece que estão nos chamando de idiotas, que não conseguiriam entender algo um pouco mais profundo o.O
      Mas a trama é bem legal 🙂 Sobre as músicas, todo mundo comenta que é a melhor parte, mas parece mesmo uma receita pronta para o sucesso, sem uma trama mais forte por trás!

      Beijos

      Responder

  4. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 03, 2011 @ 17:16:55

    Oi Adri,
    Eu até gosto de ver a série, mas não acompanho muito não! Sou mais daquelas que assisti só quando dá sorte de ligar a tv na hora que o episódio está começando!! rs…
    Sendo assim, não consegui me animar para ler o livro!!
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 04, 2011 @ 14:08:19

      Oi Camila!
      Hehehe, tu sabe que isso nunca acontece comigo, quando ligo a TV e está em uma série que não acompanho eu não consigo ficar olhando o.O é por isso que acabo não vendo nenhuma!!!
      Mas o livro é legal, mesmo para quem não vê a série!

      Beijos

      Responder

  5. Lucas Martins
    Dez 03, 2011 @ 17:50:05

    Eu acompanhava Glee, até uma parte da segunda temporada, mas enjoei e parei de assistir. Eu acho a Rachel legal, tá? Ninguém gosta dela, tadinha… rsrsrsr.
    Olha, já tive mais vontade de ler o livro, agora nem tanto. Se tiver a oportunidade, lerei, com certeza!
    É, Glee não tem uma história/mensagem, mesmo, mas fazer o que? Eu curto o drama pessoal dos personagens da série, se tiver mesmo no livro, já vale.
    Bjs, Adriana!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 04, 2011 @ 13:59:57

      Oi Lucas!
      Sabe, ta todo mundo dizendo isso também! Hahaha, eu também achei ela legal, mas que ela se acha, isso não dá pra negar né =P
      Te o drama pessoal deles sim, que foi o mais interessante, mas ainda faltou algo. Mesmo assim recomendo o livro, é muito bom!

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

