John Marsden – Amanhã: Escuridão, Seja Minha Amiga

Esse é o quarto volume da série Amanhã e finalmente John Marsden nos deu uma folga para respirar. Já explico: em Quando a Guerra Começou, O Silêncio da Noite e No Terceiro Dia, a Geada, temos ação, ação e mais ação do começo ao fim. Já em Escuridão, Seja Minha Amiga, temos mais reflexão e narração dos personagens.

Este foi um dos fatores que deixou o livro mais lento, afinal o autor trabalha muito o lado psicológico dos sobreviventes. Eles já passaram por muitas coisas, viram muitas mortes e isso agora está cobrando seu preço. Depois de causarem inúmeros estragos no exército inimigo, eles agora têm uma folga para refletir e tentarem, mesmo que em vão, esquecer um pouco todo horror de uma guerra.

Achei os questionamentos, medos e divagações deles fantásticos, o autor soube retratar bem como eu imagino que seja a mente de alguém que já passou por tanta coisa como Ellie, Homer, Lee, Fi e Kevin.

Eles perderam amigos, estão longe de seus pais e sem grandes notícias do seu país. Não parece haver um futuro promissor no fim do túnel e a invasão não dá nenhum sinal de estar se encaminhando para um desfecho.

Porém, apesar de imaginarem que não iriam voltar tão cedo à Austrália, eles acabam descobrindo que os Neozelandeses (ou kiwis, como são chamados pelos jovens) que os resgataram tempos antes, agora estão mandando-os de volta para ajudarem na guerra.

Agora tudo será diferente, claro, irão com um grupo de elite treinado, fortemente armado e apenas ajudarão na localização e abrigo, lhes mostrando, literalmente, o caminho para o Inferno.

Logicamente as coisas não saem exatamente como combinado e logo nossos heróis estão novamente em perigo, lutando contra este mal que quer dominar seu país. E agora, com tantos traumas e cicatrizes do passado é ainda mais difícil se imaginar correndo riscos.

Neste livro aprendemos algumas lições importantes, sendo a maior delas: num dia se ganha, no outro se perde. Nem sempre é possível ter boa sorte e fazer tudo dar certo. Muitas vezes na vida não conseguimos concretizar alguns planos, e assim também acontece com este grupo de adolescentes guerreiros. Porém o mais importante é que eles continuam de pé, lutando e sonhando.

Outra coisa legal do livro foi o relacionamento entre Lee e Ellie, que se reaproximam e me deixaram curiosa para saber o que vem por aí! Já estou com Vingança em Chamas aqui em casa para ler, e ele promete retomar com tudo o ritmo de ação alucinante eu me surpreendeu e agradou tanto desde o início da série.

Desta vez não darei a nota máxima apenas por que o livro realmente foi mais lento do que os outros, o que tirou uma estrela dele. Mas continuo recomendando demais Amanhã, é uma das sagas mais interessantes e bem escritas que já tive o prazer de ler!!!

Avaliação (de 1 a 5):

8 comentários (+add yours?)

  1. Gabriele
    Dez 09, 2011 @ 12:46:49

    Oi

    Como eu já disse em todas as resenhas da série, quero muito ler! Mas sempre tem outro livro que me chama mais atenção na hora de comprar. Esse é o problema, tem tanta coisa que eu quero ler, que alguns acabam ficando de lado🙂

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 09, 2011 @ 14:11:51

      Oi Gabi!
      Olha, eu fiquei um bom tempo passando esse livro na frente de outros também, hahaha!
      Mas hoje me arrependo, é uma das melhores séries que estou acompanhando esse ano e não vejo a hora de saber o final =P
      Já li o livro 5 e estou no meio do 6 (os livros são tão bons que não consigo ficar longe)!!!
      Quem sabe um dia você dá uma chance!
      Beijos

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 09, 2011 @ 13:46:01

    Oi Adri,
    Eu tenho vontade de ler essa série, mas com tantas boas publicações no mercado fica impossível!! Quero terminar de ler algumas séries antes de embarcar em outras! O bom é que assim, já espero publicarem todos os livros!!
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 09, 2011 @ 14:14:49

      Oi Camis!
      Pois é, tantos livros as vezes acaba sendo um problema, hehehe!
      Eu também já tentei fazer essa promessa para mim mesma, mas não adianta, não consigo cumprir =P
      Todos os livros da série Amanhã já foram lançados, tem 7 no total e eu já estou na metade do sexto!!!
      Ansiedade a mil para saber como John Marsden vai terminar a trama!

      Beijos

      Responder

  3. Lucas Martins
    Dez 09, 2011 @ 20:21:27

    A cada resenha sua fico mais ansioso para ler a série.
    Os preços não colaboram muito, então sempre priorizo algum livro mais barato, rsrs. Mas me arrependo quando vejo esses elogios…
    Bom, mesmo tendo estas partes mais “monótonas”, eu acho que gostaria do livro.
    Bjs!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 10, 2011 @ 20:36:44

      Oi Lucas!
      Totalmente recomendada a série🙂
      Sinceramente, não acho os livros caros, se formos considerar que a maioria dos lançamentos da Galera Record (por exemplo) saem a R$39,90 e não tem páginas personalizadas, em cores, com tantos detalhes gráficos quanto a série Amanhã. E o livro mais caro dessa série é o último, que fica em R$38,90 mas os outros são ainda mais baratos…
      Claro que se formos ver os preços dos livros no Submarino fica caro mesmo, mas vale totalmente a pena😀
      Pois é, este volume dá uma “pausa” na ação, mas é uma pausa necessária e totalmente recomendada pelos outros volumes😉

      Beijos

      Responder

  4. Claudia
    Dez 09, 2011 @ 20:49:54

    Oi Adri!

    Hoje mesmo listei os livros que tenho para ler e estou “limpando” os desejados do Skoob, estou super curiosa para ler essa série, então vou priorizar o 1º na lista de compras. Legal que apesar de mais lento a história se desenrolou bem e teve conteúdo reflexivo.

    Bjus

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 10, 2011 @ 20:39:01

      Oi Cláudia!
      Seguindo seu exemplo, fiz uma “limpa” n o Skoob também =P
      Pois é, leia o primeiro para ver se gosta, todos os demais tem um estilo parecido😉
      O tema é bem interessante e faz pensar bastante sobre a vida em sociedade, ética e várias outras questões!

      Beijos

      Responder

Deixe uma Resposta

