Richelle Mead – O Beijo das Sombras

Eu sou muito apaixonada por Vampire Academy e, por isso, demorei tanto para escrever as resenhas dos seis volumes que compõe a saga. Toda vez que sento na frente do computador e começo a escrever me faltam palavras para explicar o amor que tenho por estes livros da Tia Richelle! E parece tão difícil por no papel ou tela, no caso toda a complexa trama criada pela autora, que descreve minuciosamente uma sociedade nova e rica em detalhes sobre estes seres sobrenaturais fascinantes que são os vampiros.

Explicar VA seria mais ou menos com tentar explicar Harry Potter, um mundo totalmente novo e cheio de ação. Porém, esta série é muito mais adulta do que HP e, logicamente, não tão maravilhosa, fantástica e perfeita (por mais que eu adore de verdade VA, Harry Potter é sempre o amor maior no meu coração ).

Mas chega de divagação e vamos à história. No primeiro volume, o qual eu me recuso a chamar de O Beijo das Sombras pelo resto dessa resenha, somos apresentados à Academia de Vampiros St. Vladimir e ao universo dos Moroi, Strigoi e Dhampirs ou dampiros, na tradução.

Os Strigoi são vampiros mortos, sem alma e sem magia, que se alimentam de sangue humano matando suas presas. A alegria da “vida” deles é destruir os Moroi, portanto podemos concluir logo de cara que eles são os vilões da história. Os Moroi são o oposto dos Strigoi, são vampiros vivos, que tem uma alma e por isso podem fazer magia e se alimentam de sangue humano sem matar (usando, para este fim, os fornecedores: humanos que se oferecem para doar sangue, pois a mordida de um vampiro é viciante e causa muito prazer).

Por fim, os protagonistas da história, que inacreditavelmente não são vampiros: os dhampirs. Um dhampir é fruto do relacionamento de um Moroi com um humano. Podem ser descritos, literalmente, como meio-vampiros, sendo humanos, mas com força e habilidades fora do comum.

Há muitos anos é travada uma guerra entre Moroi e Strigoi, e com a matança da raça de vampiros mágicos os únicos que poderiam criar novos dhampirs surgiu a necessidade de uma aliança entre Moroi e meio-vampiros. Assim surgiram os Guardiões e a tradição de que todos os dhampirs seriam educados e treinados para proteger a raça Moroi.

E é neste contexto que eu abreviei ao máximo que conhecemos Rose Hathaway, uma dhampir, e Lissa Dragomir, uma princesa Moroi, que fugiram da Academia e foram se aventurar pelo mundo a fora. Durante dois anos elas conseguiram se esconder, mas o livro começa quando são capturadas por um Guardião dhampir lindo, sexy, charmoso, perigoso e tuuudo de bom chamado Dimitri e levadas de volta para St. Vladimir.

Rose foi treinada a vida toda sabendo que seria a Guardiã de Lissa. Por isso, a vida da amiga sempre estará em primeiro lugar e ela deve abrir mão de qualquer desejo em prol do trabalho de protegê-la dos Strigoi.

As duas compartilham um laço mágico muito importante e raro, Rose pode entrar na mente de Lisa e ver o que a outra vê, sentir o que ela sente, mas sem interferir.

Quando voltam para St. Vladimir, todos acreditam que a fuga foi uma inconsequência da juventude, mas não é bem assim. Existem mistérios envolvendo a magia dos Moroi que colocam Lissa e Rose, consequentemente em grande perigo.

Para apimentar um pouco as coisas, Richelle inseriu na trama o Guardião mais perfeito e desejável do universo. Dimitri Belikov é o responsável pela guarda de Lisa até que Rose se forme e também é o responsável pelo treinamento da dhampir. A química entre os dois é inegável, e mesmo com a grande diferença de idade e hierarquia, chovem faíscas nos breves contatos que eles têm.

O que posso dizer sobre Dimitri: ele é minha maior paixão literária, ele é um cara tudo de bom, ele é certinho demais, ele é PERFEITO *-* E Rose não fica nem um pouco para trás! Quando conheci Katniss Everdeen, só posso dizer que ela muito me lembrou Rose, as duas são duronas, cabeça-dura e não tem nada daquelas protagonistas bobinhas e manhosas! Quando Rose Hathaway quer uma coisa, ela vai atrás🙂

O ritmo da narrativa, as emoções, mistérios, surpresas e reviravoltas fazem deste livro um must read. Para quem já leu a série, não deve achar este um dos volumes mais legais, e não é mesmo. Mas para chegar aos outros é necessário haver toda a introdução que Richelle fez em Academia de Vampiros.

Sem sombra de dúvidas esta é uma série de livros que eu recomendo de olhos fechados. São livros para ler e reler várias vezes, apreciando cada vez mais a mitologia incrível que a autora colocou nas obras.

Para quem não conhece toda a série, os títulos já publicados aqui no Brasil são:

  • O Beijo das Sombras (Vampire Academy)
  • Aura Negra (Frostbite)
  • Tocada pelas Sombras (Shadow Kiss)
  • Promessa de Sangue (Blood Promise)

E a série conta com mais dois volumes (ambos lançados em 2010) que eu já li o/:

  • Spirit Bound
  • Last Sacrifice

Leiam e se deliciem com esta história, sexy, divertida, emocionante e empolgante!

Avaliação (de 1 a 5):

13 comentários (+add yours?)

  1. Fernanda Assis (@nandaassisbh)
    Dez 13, 2011 @ 10:38:56

    Ei Adriana,

    Eu amoooo demais esta série também, Dimitri com certeza é a maior paixão literária aiaia. Eu não vejo a hora de lançarem o quinto livro ,estou super ansiosa. Não leio em inglês, mas tbm não gostei do título do primeiro livro e de algumas traduções, tipo os Dampiros aff.

    bjos

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 13, 2011 @ 13:01:40

      Oi Nanda!
      Não tem como não cair de amor pelo Dimka né?! Ele é tuuudo de bom!
      Esse próximo volume que será lançado não é um dos meus favoritos, mas vale tudo para chegar ao final mega FOFO de Last Sacrifice *-*
      Pois é, Dampiro é dose, e os erros cometidos nas capas e nomes do livro também foram grosseiros!
      Mas agora parece que a editora se organizou😉

      Beijos

      Responder

  2. Lucas Martins
    Dez 13, 2011 @ 13:39:50

    Eu sempre me confundia quanto a ordem da série, gostei que tu colocaste ali em baixo a ordem correta, pois a editora é muito desorganizada na questão desta série.
    Particularmente, não gosto das traduções e as capas das séries dos livros da Richelle. Mas sou super curioso para ler algo dela. Só não queria começar por série…
    Enfim, bjão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 14, 2011 @ 07:08:35

      Oi Lucas!
      Olha, nem me fala na desorganização da editora que eu já fico brava, hehehe!
      Olha, as capas de VA eu não tenho nada contra, mas as traduções pecam muito ao colocar termos como Dampiros e confundir os nomes dos livros, trocar a ordem de cada volume, etc.
      Olha, eu totalmente recomendo Richelle Mead, e não sei como você vai ler algo dela que não seja série hein, ela não lançou nenhum livro que seja só um até agora, só séries mesmo.
      E se é pra começar por uma, que seja pela melhor: Vampire Academy😉

      Beijos

      Responder

  3. Gabriele
    Dez 13, 2011 @ 17:13:30

    Depois dessa resenha eu vou ser obrigada a comprar esse livro o mais rápido possível. Mais um personagem para a minha lista dos ‘personagens que eu sou apaixonada’ haha. Quero MUITO ler🙂

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 14, 2011 @ 07:09:45

      Hey Gabi!
      Leia mesmo, os livros da Richelle são divinos, mas estes são os melhores e mais especiais *-*
      O Dimka é só meu hein… Mas deixo tu tirar uma casquinha, tenho certeza que irá se apaixonar por ele!!!

      Beijos

      Responder

  4. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 13, 2011 @ 17:30:38

    Oi Adri,
    Eu estou me controlando muito para não ler os próximos livros em .pdf! Mas a demora da editora em lançar os próximos volumes está dificultando as coisas!! Se os livros tivessem sido lançados há pouco tempo nos Estados Unidos, era compreensível, mas não… Parece que é pura sacanagem mesmo!!
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 14, 2011 @ 07:11:35

      Hey Camis!
      Eu não tenho o eu autocontrole, hahahaha!
      Depois de ler Tocada pelas Sombras não resisti e li todo o resto =P Mesmo assim estou comprando os volumes a medida que são lançados por aqui😉
      Olha, também acho uma sacanagem a demora da editora em lançar os próximos! Recém estão escolhendo o nome de Spirit Bound o.O Nesse ritmo só em 2013 para terminarem a série por aqui =/

      Beijos

      Responder

  5. Juliana Pires
    Dez 14, 2011 @ 10:59:05

    Nem posso dizer o quanto eu estou com vontade de ler essa série, mas fiz uma promessa a mim mesma de seguir minha lista de leitura, mas não sei se vou resistir. Quero conhecer Dimitri, pelo que já li aqui e em outros lugares acho que vou me apaixonar pelo personagem.

    Responder

  6. Claudia
    Dez 17, 2011 @ 02:15:45

    Oi Adri!

    Ain eu quero, amei muito a sua resenha, explica muito bem até para leigos como eu sobre o enredo, e esse lance de dampiros o.O tenho q ler para saber qual é a desse Dimitri🙂

    Bjuss

    Responder

  7. debora rosa mariano
    Jun 25, 2012 @ 03:58:18

    Gente estava passando por aqui e não deixei de notas os comentários e as resenhas>
    Antes de tudo quero dizer que sou hiper fã dessa mulher espiradora q é a Richelle Mead , todos os seus livro são desejado e ultimo que li foi A filha da tempestade.Uma obra.
    Espero q todos apreciem pois esse livro é um delicia.
    Um big beijo para quem crio esse site e logo digo q tem um excelente gosto para a leitura
    Beijos a todos e uma boa noite

    Responder

Deixe uma Resposta

