Katarina Mazetti – Amor Fora de Hora

Essa capa fofa, que logo me chamou atenção e me fez desejar o livro, foi o anúncio de que era muito possível eu não gostar da obra.  Explico: logo que peguei Amor fora de hora para ler, comecei a reparar nos pequenos detalhes da capa (a essa altura vocês já sabem que sou praticamente paranóica com relação a todo tipo de detalhe, coisas fora de proporção, ordem ou simetria, o que é uma característica marcante dos arquitetos, então me perdoem, mas estou sendo preparada diariamente para isso).

Tudo ia muito bem, a foto da capa tinha uma idéia legal para passar, as cores estavam bonitas… Mas aí os braços do cara que estão agarrando a moça começaram a me incomodar. Minha mente não aceitava aquelas mãos tão próximas à bunda da garota. Por que não segurar a cintura ou então as pernas? Eu sei, paranóia minha! Então, comecei a analisar melhor a sandália da garota sou mulher né, sapato é um outro vício e fiquei horrorizada. Sério, deram uma sandália no mínimo uns três números maior do que a modelo calça!!! Ela ficou com uma enorme parte da sandália sobrando na frente! Passei a detestar a capa depois disso… Que falta de cuidado ao tirar uma foto. E uma foto que vai parar na capa de um livro!

Agora o que todas essas minhas loucuras e divagações tem a ver com a trama do livro? Elementar: um livro que começou sua história comigo com o pé esquerdo é muito difícil de me agradar. E não deu outra, terminei sentindo que havia desperdiçado meu dinheiro ainda bem que foi bem pouco nesta obra.

Amor fora de hora conta a história de Desirée, uma viúva  jovem ainda, sem filhos e sem grandes perspectivas de vida. Ela vai muito ao cemitério descarregar sua raiva no marido morto por tê-la abandonado e também para refletir sobre seu casamento, que nunca foi dos mais amorosos ou perfeito.

Quem também vai muito ao cemitério, para trabalhar, admirar e cuidar a lápide vizinha à de Desirée é Benny. Ele é um fazendeiro simples, que perdeu a mãe recentemente e não sabe lidar muito bem com sua vida sem ela. Apesar de já ser bem grandinho, Benny era extremamente dependente dela, e agora se vê num grande vazio, solitário e sem companhia que não seja a das vacas.

Um cemitério é o lugar mais improvável para que o amor aconteça, mas este é o destino dos dois, que embarcam em uma relação profunda, cheia de conflitos internos e diferenças culturais. Se você, assim como eu, leu a sinopse e saiu pensando em um lindo e maravilhoso romance, pode esquecer…

Desirée é uma mulher da cidade, acostumada a fazer apenas seu trabalho na biblioteca e nada mais. Já Benny necessita de uma mulher que preencha a lacuna que sua mãe deixou: faça comida, limpe a casa, ajude na fazenda, etc. Caramba, como esse cara é machista, não consegui me identificar com ele por causa disso. Porém, também não consegui gostar muito de Desirée, que é tão prepotente e petulante em algumas partes.

O amor dos dois tinha tudo para dar certo, mas ambos parecem fazer o máximo possível para que isso não aconteça. As páginas que são poucas passaram rápido, mesmo que eu não estivesse conectada à trama. Acabei terminando um tanto quanto frustrada. O livro não trouxe nada daquilo que eu esperava e ainda fiquei com uma capa que não posso nem ver junto à minha coleção.

Fazer o que, apostei e perdi, não queria ter comprado o livro e esta é uma leitura que não me faria falta. Não gostei do final, que ficou solto e deixou o romance todo em suspenso, queria saber o que acontece com os dois e fiquei chupando dedo.

Não recomendo se você vê problemas nos pontos que eu citei. Agora, se você é daqueles leitores que não se importa com uma narrativa mais parada, personagens que dão vontade de bater e um final não tão bom quanto você quer, leia Amor fora de hora sem medo.

Avaliação (de 1 a 5):

19 comentários (+add yours?)

  1. Juliana Pires
    Dez 14, 2011 @ 10:34:57

    Vou passar longe desse livro, detesto historias assim sem pé nem cabeça, ainda com machismo eu não aguento, só tolero personagens machistas em romance de epoca, mas ainda assim não muito. Que tipo de romance pode sair de um cara que quer uma mulher para substituir a mãe que morreu. Acho que a diferença de cultura deveria resultar em um romance legal, pois é um campo fertil para muitas historias bacanas.

    Responder

  2. Gabriele
    Dez 14, 2011 @ 11:13:00

    Eu esperava uma história completamente diferente com esse livro. Não tinha lido a sinopse ainda e esperava um amor a distância e tal. Eu tinha adorado a capa, dai agora fiquei pensando em tudo que tu falou e perdi a paixão por ela…

    Ainda bem que eu não cheguei a comprar o livro! Ia me decepcionar bastante.

    Gabi

    Responder

  3. Lucas Martins
    Dez 15, 2011 @ 21:54:46

    Putz! Se já não me atraia muito antes, agora já era, rsrs
    Eu não desejava muito do livro, nem cogitara lê-lo, mas sempre é legal ser surpreendido, positivamente é claro!
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade!😀
    Bjão!

    Responder

  4. Luciana Mara
    Dez 16, 2011 @ 09:58:34

    Ei Adriana!

    Obrigada!
    Vou tirar o livro da lista de desejados.
    Quando você disse para avaliar a capa, a primeira coisa que notei foi a sandália maior que o pé. Eu achava a foto tão fofa! Daí vi a sandália e a mão no bumbum e passei a concordar com você.

    Eu quase, quase comprei este livro.
    Ainda bem que sei que terminar sem final definido. Menos uma para comprar.
    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 17, 2011 @ 11:04:26

      Oi Lu!
      Hahaha, pois é, ainda bem que te alertei =P
      Sério, como a gente pode se enganar com um livro! Não gostei mesmo! Pelo lado bom, sobra mais pra comprar outro livro que pode ser muuuuito melhor que esse ;D

      Beijos

      Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 16, 2011 @ 13:10:55

    Oi Adri,
    Eu ainda não conhecia o livro, mas não me parece o tipo de história que me faz perder o sono de tanta vontade de ler!! Engraçado é que reparei nas duas coisas que você falou sobre a capa, antes de ler a sua resenha!! rs…
    Beijos
    Camis

    Responder

  6. Lygia
    Dez 16, 2011 @ 13:49:38

    Ah..que pena, Dri!
    Estava achando que esse livro seria um chick-lit super bacana e ficava cobiçando-o no Submarino.

    Agora, com sua resenha, vou pensar 2 vezes antes de decidir comprá-lo.

    ps: os detalhes que vc reparou eu NUNCA iria notar. A sandália maior que o pé da modelo? OMG! Vc é detalhista mesmo, hahaha.

    Beijos
    Lygia
    Brincando com Livros

    Responder

  7. Claudia
    Dez 17, 2011 @ 02:20:33

    Oi Adri!!

    Adoro suas divagações sobre esses detalhes, pq daí sempre vou procurar o que você comentou.
    Aí não me interessei, parece que eles já desistiram da vida.

    Responder

  8. Milene
    Fev 27, 2012 @ 02:00:35

    Li o livro em uma tarde, gostei do livro… acho que a mensagem e que o amor nao e o bastante. Eles sao muito diferentes,em tudo!!!
    Acho que a autora abordou um tema que realmente acontece, de quando se esta apaixonado achamos que podemos mudar o mundo…deste ponto que as coisas entram pelo ralo….esperar que o outro mude sua vida por vc…e os dois acabam entrando nessa fria. Na verdade e um relacionamento fadado ao fracaso. Mais que eu pelo menos torcia pelo sucesso. O final do livro fica a perguta tera continuacao, pois gostaria de saber o que aconteceu depois!!!

    Responder

  9. Daniele Bortolucci
    Jul 13, 2012 @ 21:33:34

    Oi! Acabei de ler o livro agora e to MUITO revoltada.
    Adorei a história, no início. Depois foi tomando aquele rumo todo.. horrivel e um fim.. que final foi aquele?
    Essa autora não pensou {{NEM POR UM MÍSERO SEGUNDO}} que teria leitores..
    Ela fez pior do que dar um final ruim.. deixou um final solto.

    Ai, to com MUITA raiva.

    Responder

  10. Lari Young
    Set 10, 2012 @ 16:27:36

    Passei a mesma situação que você. Comprei o livro (que estava em promoção em um site) pela capa e ele ficou na estante. Quando fui viajar, por ele ser pequeno, resolvi levá-lo.. o li em 1 dia porque o inicio até achei um pouco legal e queria saber o que ia dar.. mas depois perdeu a graça e eu só queria terminá-lo logo com esperanças que melhorasse. Fiquei completamente frustrada. Quando terminei fui procurar o porque de ter comprado o livro e fiquei analisando a capa.. e encontrei os mesmos erros que você.

    Responder

  11. Loise
    Out 26, 2012 @ 08:53:15

    MEU DEUS, QUE DECEPÇÃO, acabei de ler o livro, e quero muito saber: o que diabos aconteceu com eles dois??? ele traiu mesmo a Anita ?? (e essa Anita não era PRIMA dele??) ele vai largar ela e ficar com a Desirré? ele e ela vão ter um filho e ser felizes juntos? ou vão ficar separados pensando um no outro?? affffff, nao suporto esses livros SEM FINAL… preciso de consolo. kkkk

    Responder

  12. Loise
    Out 26, 2012 @ 08:56:16

    esse livro precisa no MÍNIMO de uma CONTINUAÇÃO.

    Responder

Deixe uma Resposta

