Desafio Literário 2012


Oi gente!

Desde que comecei o blog e vi muita gente falando do DL fiquei com vontade de participar🙂

Porém, como sou uma pessoa organizada e metódica, não queria me meter no meio do desafio, por isso esperei pacientemente o final do ano e cá estou hoje para apresentar minha lista o/

Para quem não conhece ou não sabe ainda do que se trata, o Desafio Literário é uma gigantesca gincana, cujo objetivo é fazer com que os participante leiam, no mínimo, doze livros por ano. Para mim este é um número hiper baixo hehehe, considerando que leio mais que isso a cada mês! Porém, o mais interessante do DL é cumprir as leituras pela ordem de temas propostos. Isso mesmo, cada mês tem um tema que deve ser cumprido.

Para participar é super fácil. Basta se inscrever no blog oficial do Desafio e enviar, até o último dia útil de cada mês, a sua resenha da obra lida. Nos outros anos era exigida uma lista com, no mínimo, três obras para cada tema (para o caso de você não conseguir a primeira alternativa, ter outras opções). Neste ano isso não será obrigatório, mas mesmo assim resolvi divulgar a minha lista, até porque assim vocês podem acompanhar o meu progresso😉

E vamos aos temas/meses:

Janeiro – Gastronomia

Mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida.  ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

  1. A Dieta das Chocólatras – Carolle Matthews
  2. Como Água Para Chocolate – Laura Esquivel
  3. Julie & Julia – Julie Powell

Fevereiro – Nomes Próprios

Existem personagens cujo imenso carisma  ganha logo destaque na capa de um livro.  E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio – e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca.  ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

  1. Megan – Nora Roberts
  2. Jane Eyre – Charlotte Bronte
  3. Emma – Jane Austen

Março – Serial Killers

O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

  1. Dexter no Escuro – Jeff Lindsay
  2. Eu Sou Deus – Giorgio Faletti
  3. Obsessão – Tara Moss

Abril – Escritor (a) Oriental

Que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc…

  1. O Império do Sol – J. G. Ballard
  2. O Tigre Branco – Aravind Adiga

Maio – Fatos Históricos

Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

  1. A Princesa Leal – Phillipa Gregory
  2. A Casa das Sete Mulheres – Leticia Wierzchowski

Junho – Viagem no Tempo

Romances que abordem a ida de viajantes do  tempo para o passado  ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

  1. O Resgate no Mar Parte I – Diana Gabaldon
  2. O Resgate no Mar Parte II – Diana Gabaldon
  3. O Restaurante no Fim do Universo – Douglas Adams

Julho – Prêmio Jabuti

Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias  Livro do Ano  e  Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura.

  1. 1808 – Laurentino Gomes
  2. Rota 66 – Caco Barcellos
  3. O Grande Mentecapto – Fernando Sabino

Agosto – Terror

O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo.  Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem…) como as narrativas com personagens humanos.

  1. Os Sete – André Vianco
  2. Louras Zumbis – Brian James
  3. Celular – Stephen King

Setembro – Mitologia Universal

Romances, poesias, contos que abordem mitos lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc…).  É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

  1. A Batalha do Apocalipse – Eduardo Spohr
  2. As Brumas de Avalon – Marion Bradley Zimmer
  3. Trono de Fogo – Rick Riordan

Outubro – Graphic Novel

Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

  1. Cowboys & Aliens – Scott Mitchell
  2. Crepúsculo: Graphic Novel – Stephenie Meyer

Novembro – Escritor Africano

Que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

  1. Cotoco – John van de Ruit
  2. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel – J. R. R. Tolkien

Dezembro – Poesia

A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos,  cânticos, elegias…, em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)

  1. Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos
  2. Da preguiça como método de trabalho – Mário Quintana
  3. Morte e vida severina – João Cabral de Melo Neto

O que acharam da minha listinha? Estou aceitando sugestões para as categorias em que ainda não tenho as três opções!!! Algumas categorias são mega difíceis de escolher e nos meses de Abril, Julho e Dezembro vou ter que me puxar, pois os estilos não tem quase nada a ver com meus gostos pessoais! Mas o desafio está aí para isso, estimular a leitura (releituras não valem) do novo e do diferente!

Quem ainda tiver dúvidas e quiser participar, acesse esta página😉

E que 2012 venha com muitas leituras e diversão para todos nós!!!

17 comentários (+add yours?)

  1. Gabriele
    Dez 15, 2011 @ 19:19:12

    Eu tinha deixado um comentário aqui e não apareceu… estranho…

    Bom, eu achei esse desafio bem interessante! Mas, como estou pretendendo participar do Debut Author Challenge, não irei conseguir lidar com dois desafios ao mesmo tempo… Acho que nem um eu vou conseguir, mas enfim, vou dar o meu melhor🙂

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 17, 2011 @ 10:49:52

      Oi Gabi!
      Estranho mesmo o.O
      Pois é, eu também queria participar do Debut, aliás, ainda nem sei se não vou participar. Mas eu sou do tipo que gosta muito de programar tudo metodicamente e om antecedência, e o Debut não permite isso =/ É difícil achar lançamentos legais, se programas para lê-los em determinado mês se não temos certeza de quando serão lançados…

      Hehehe, com certeza vou dar o meu melhor no DL também! Quero muito cumprir todas as metas o/

      Beijos

      Responder

  2. Lucas Martins
    Dez 15, 2011 @ 21:53:26

    Não sei ainda se vou participar do desafio. Mas achei super interessante a ideia do desafio e os temas! *-*
    Ahh, joga na nossa cara que tu lê muito mais livros que a gente!!!! Rsrsrs😛
    Bjão, Adri!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 17, 2011 @ 10:51:03

      Oi Lucas!
      Eu também acho super legal! Quero ver se vou até o fim😉

      Hahahaha, caaapaz que eu faria isso =P Mas é que 12 livros é pouquinho né Lucas, não é desafio para nenhum de nós blogueiros, muito menos tu ;p

      Beijos

      Responder

  3. Luciana Mara
    Dez 16, 2011 @ 09:50:51

    Ei Adriana!

    Eu acho super legal a DL, mas este ano vou deixar passar.
    Em 2011 não cumpri dois meses e fiquei com a consciência pesada.

    Gostei da sua lista!
    Bjins

    Responder

  4. Lygia
    Dez 16, 2011 @ 13:44:15

    Eu fico encantada com a quantidade de livros que você lê. Deve se organizar bastante pra isso, hehe.

    Eu evito esses desafios e tal, pq apesar de achar o máximo, eu não tenho a disciplina necessária pra isso, haha!😄

    Beijos
    Lygia
    Brincando com Livros

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 17, 2011 @ 12:38:56

      Tu sabe que não me organizo muito não, só gosto de ler um livro atrás do outro e leio bem rápido ;P
      Eu acho que vou me sair bem no desafio, só preciso comprar os livros que listei aí, a maioria eu ainda não tenho o.O

      Beijos

      Responder

  5. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 16, 2011 @ 14:10:39

    Oi Adri,
    Acho bem legal essa idéia do desafio, mas para mim realmente não funciona!
    Eu não sou tão disciplinada assim!! Além do mais não leio todos os gêneros aí descritos!
    Mas pretendo acompanhar o seu progresso!
    beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 17, 2011 @ 12:41:57

      Hey Camis!

      Hahaha, acho que não vai ser tão difícil cumprir as metas, até porque a maioria dos meses tem livros que já estavam na minha lista de vou ler e alguns já estão aqui em casa parados há eras =P
      Os que eu não leio vou fazer um esforço, até porque sempre dá pra se surpreender né😉

      Beijos

      Responder

  6. Claudia
    Dez 17, 2011 @ 02:23:21

    Oi Adri!

    Achei bem difícil fazer a minha lista também, ficamos com poucos em comum, esse ano espero conseguir completar.

    Responder

  7. Ana Death Duarte @anadeathduarte
    Dez 18, 2011 @ 13:19:38

    Tb já fiz minha lista, e eu que chamei a Claudia pra participar tb hehehe

    Tb achei os temas desse ano q vem beeeeeem mais tranquilos do que o de 2011, do qual nem participei xD

    Já estou animada para as leituras de janeiro ^^

    Responder

  8. Patrícia Grumiche Silva
    Jan 02, 2012 @ 20:52:49

    Oi Adriana, eu também gostaria de ser leitora por profissão ;-)… estou participando do desafio este ano também… gostei do seu blog e fiquei impressionada com a quantidade de leituras que você fez este ano. Beijos.

    Responder

  9. Isabelle Vitorino
    Fev 24, 2012 @ 01:55:46

    Oi Adriana, conheci seu blog hoje e tô adorando tudo.
    Lendo a sua lista de livros do desafio e seu pedido de sugestões, lembrei de alguns que talvez você possa gostar, não sei se você já os leu, mas em todo caso…

    Abril – Escritor Oriental:
    Cidade do Sol – Khaled Hosseini
    O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

    Maio – Fatos Históricos:
    Memórias de uma Gueixa – Arthur Golden (o livro é narrado antes, durante e depois da Segundo Guerra Mundial)

    Novembro – Escritor Africano
    O autor que te indico é Mia Couto, como tem muitos livros dele publicados aqui no Brasil vou deixar o link dele no skoob pra você ir lá conferir, ok?
    http://www.skoob.com.br/autor/livros/534

    Espero que possa ter conseguido te ajudar em algo.

    Beijos!

    Responder

Deixe uma Resposta

