John Marsden – Amanhã: O Outro Lado do Amanhecer

Livro que fecha com chave de ouro esta série tão maravilhosa! Espetacular, emocionante e envolvente são alguns dos adjetivos que eu poderia usar. Um desfecho verossímil e extremamente satisfatório, mesmo dentro de um contexto tão pesado quanto a guerra que o autor propôs como tema.

Se você não leu os volumes anteriores, não recomendo que acompanhe toda a resenha, pois pode conter spoilers involuntários. Para ler as resenhas dos demais livros, clique nos títulos abaixo:

Já começamos este livro com muita ação. Apesar de eu estar esperando um livro corrido, com tanta coisa que havia para ser resolvida, John Marsden soube dosar direitinho os momentos tensos, os de luta e os de reflexão.

Agora que a guerra parece estar chegando ao fim, nossos bravos heróis, Ellie, Lee, Fi, Homer e Kevin precisam, além de arrumar uma forma de proteger as crianças, partir em uma missão que o coronel Finley lhes confiou.

O dia D está chegando, e a Nova Zelândia irá atacar com tudo. E o grupo de jovens foi o encarregado de planejar ataques sistemáticos a qualquer ponto que julguem ser importante para o exército inimigo.

Só que algo sai muito errado e Ellie acaba se separando do restante do grupo. Isso faz com que ela tenha que enfrentar sozinha perigos inimagináveis, enquanto o leitor fica sem notícias dos outros sobreviventes. É muita tensão neste trecho do livro, o autor foi muito inteligente ao criar o final, não só por dar maior destaque a Elli, que é a narradora da trama, mas também por não ter dado ao livro um final impossível.

Meu maior medo sempre foi o modo como John Marsden iria consertar toda a bagunça (leia-se guerra) criada ao longo dos livros. Achei que seria muito inverossímil se tudo acabasse bem, o exército inimigo se retirasse e tudo voltasse ao normal! Felizmente, o autor me surpreendeu positivamente, escrevendo um desfecho que com certeza seria possível, apesar de ser o mais feliz de todos.

Não se preocupem pois ele não deu uma de Suzanne Collins (quem já leu A Esperança vai entender), mas também não deu aquela solução mágica que não existe na vida real e que muitos autores insistem em usar nos livros deste gênero.

Minha única ressalva foi em relação ao casal Ellie e Lee, pelo qual eu tinha um grande apreço e não gostei muito do desfecho. Embora eu entenda a mensagem que o autor quis passar, não adianta, sou uma romântica incurável.

No mais, só tenho a elogiar a mensagem linda de vida e esperança que esta série deixou para mim, com certeza sempre me lembrarei dela com carinho e relerei muitas vezes.

Deixo muitas recomendações de que leiam os livros, esta série vale muito a pena e deveria ser bem mais conhecida!!!

Avaliação (de 1 a 5):

5 comentários (+add yours?)

  1. Claudia
    Dez 28, 2011 @ 12:50:40

    Oi Adri!

    Não li a resenha, afinal não li nenhum ainda, mas vou comprar o 1° acho que essa série eu vou gostar muito e é tão bem recomendada por você, estou muito curiosa.

    Bjuss

    Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    Jan 04, 2012 @ 08:52:09

    Oi Adri,
    Já vi que vou ter que ler essa série! rs…
    Mais uma para o meu projeto!!
    beijos
    Camis

    Responder

  3. Túlio
    Jun 05, 2013 @ 22:16:53

    Eu acabei de ler o No Terceiro Dia, A Geada hoje, mas dizem que o terceiro é o mais lento, entao to com medo de ler, nao gostar e desistir dessa serie perfeita😦

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: