Michael Grant – Gone: O Mundo Termina Aqui

Wow, livro pesado à vista! Atenção, se você não tem estômago forte e não aguenta cenas tensas, esquece, não precisa nem ler a resenha porque esse livro não é para você!!!

Gone retrata um mundo quase apocalíptico onde todos com mais de quinze anos fazem puf em um belo dia e desaparecem! Do nada você está na sala de aula ouvindo a lenga-lenga do professor, e no outro ele desaparece no ar, faz puf e some!

Essa é a realidade dos habitantes de Praia Perdida, que agora se vêem sozinhos, tendo que cuidar das crianças mais novas e tentar sobreviver ao caos que se instala. Sam, Astrid e Link são colegas que se unem para, num primeiro momento, achar o irmão da garota que é autista e está desaparecido. O Pequeno Pete é uma criança que não pode ficar sozinha por muito tempo e eles resolvem sair à caça do garoto.

Graças a essa busca eles descobrem que existe uma barreia cercando uma extensão de 32km em volta da Usina Nuclear de Praia Perdida e que a cidade está isolada por causa desta barreira. Com isso, os valentões do colégio, além de darem o nome LGAR à esta área onde estão presos, também se sentem no direito de tomar conta do pedaço.

Mas se vocês estão achando que isso significa que o livro é infanto-juvenil, estão muito enganados. O autor trabalha muito as reações psicológicas pelas quais os humanos mesmo que ainda crianças passam ao enfrentar uma situação de extrema dificuldade. Surgem os violentos, a tortura e a morte.

Isso até ficou meio irreal na trama, porque é difícil visualizar crianças de 12 ou 13 anos tão cruéis, assassinando a sangue frio e ainda fazendo coisas bem piores. Michael Grant não poupa descrições sangrentas de acidentes, detalhes que você nem imaginava que poderiam existir e que, definitivamente, não precisa saber.

O livro é muito bom na medida que trás um tema novo, no estilo Lost, onde os personagens devem procurar pistas e sempre vão surgindo mistérios a ser desvendados. Além disso, como citei antes, o trabalho psicológico que podemos ver na trama é surpreendente, eu ficava me perguntando toda hora: como seria se isso acontecesse comigo? Como seriam as reações dos outros, será que ficariam assim?

Algumas respostas são dadas ao longo das mais de 500 páginas e outras só teremos na continuação: Fome. Mas garanto que o final é bastante satisfatório. Digo satisfatório no sentido de respostas, mas não no sentido de concordância com o resto do livro. Achei muito besta da parte de Sam deixar as coisas como ficaram. Realmente é forçar a barra dar o final que o autor deu, e só por isso o livro perdeu uma estrela.

Mesmo assim, recomendo o livro: é uma ótima dica de YA book. Porém, só leia se realmente tiver entendido o que eu disse no primeiro parágrafo: o livro não é pra qualquer um!

Sobre a série: Gone já possui quatro livros lançados no exterior e mais dois a caminho. No Brasil, temos apenas Fome, o segundo volume, lançado. Os próximos serão Lies e Plague. Fear, o quinto livro, tem lançamento previsto para abril deste ano nos EUA e o título provisório do sexto livro é Light.

Avaliação (de 1 a 5):

9 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Jan 11, 2012 @ 09:46:51

    Oi Adri!

    Eu não tenho estômago forte, nem um pouco, então já desisti de ler essa série. Ela me chama um pouco de atenção, mas não é algo que eu queira muito ler.

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 12, 2012 @ 06:47:57

      Oi Gabi!
      Hahaha, então realmente não indico a leitura… Apesar de ser um livro muito bom, não acho que vc vai curtir muito, o autor soube bem como chocar e enjoar o leitor em alguns momentos!!!

      Beijos

      Responder

  2. Lucas Martins
    Jan 11, 2012 @ 13:55:55

    Tenho muita vontade de ler Gone e Fome, apesar do tamanho acho que leria rápido, porque a história realmente me chama atenção.
    Embora não tenha os livros ainda, espero que a Galera Record não demore para lançar os demais.
    Bjs, Adri!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 12, 2012 @ 06:49:39

      Oi Lucas!
      Olha, se vc curte Lost, já é meio caminho andado para gostar da série! Mas se prepare para várias descrições sangrentas! Também espero que eles lancem logo, embora ache difícil porque demoraram mais de um ano pra lançar Fome!!! =/

      Beijos

      Responder

  3. Luciana Mara (@LucianaMara)
    Jan 11, 2012 @ 14:11:54

    Ei Adriana!

    Acho que tenho estômago para ler um livro assim!
    Quando você disse que lembra Lost, fiquei com mais vontade de ler ainda.

    E eu achava que era uma trilogia o.O
    Fiquei triste quando vi que já tem previsão até para um sexto livro.
    Tomara que os livros sejam lançados logo aqui.

    Bjins

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 12, 2012 @ 06:53:57

      Oi Lu!

      O livro é muuuito bom, a única ressalva é a quantidade de livros na série, que realmente eu prevejo uma longa demora em serem lançados aqui =/
      Também achava que era uma trilogia, mas fui pesquisar e me surpreendi!!!

      Beijos

      Responder

  4. Claudia
    Jan 15, 2012 @ 19:38:15

    Oi Adri

    Eu tenho que comprar esse livro, parece tão perturbador, hum estranho esse lance do fim, será que ler os dois juntos é melhor?

    Bjus

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 17, 2012 @ 08:46:46

      Oi Cláudia!
      Olha, eu acho que ler os dois juntos não vai ajudar muito porque parece (pelo que li dos demais volumes) que os mistérios persistem até o fim!!!
      Mas eu já encomendei o meu Fome, a série é bem perturbadora e me deixou curiosa 😉

      beijos

      Responder

  5. Kelen
    Mar 15, 2012 @ 17:25:57

    Alguém notou a ler o livro, que o Sam é negro.? Quem não reparou lei a pág. 50 ou 51, agora não lembrou qual, que fala que ele é negro, é no momento em que ele sai do prédio que pegou fogo.
    E o pior é que fizeram a capa como se o Sam fosse branco, será que não repararam ou será racismo? srsrrs

    Responder

Deixe uma Resposta

