Como os projetos de lei SOPA/PIPA podem nos afetar

Oi gente!

Sei muito bem que este é um blog literário e eu raramente nunca saio deste tema em minhas publicações. Mesmo que eu ache interessante o fato da Luiza estar no Canadá, queira compartilhar minha indignação com o Big Brother Brasil ou qualquer outra informação irrelevante ou não, não posto nenhuma dessas coisas aqui por julgar que não se encaixam na proposta do blog. Porém, um assunto que tem gerado muito burburinho e indignação me chamou a atenção em meio a este mar de conhecimento que se chama internet.

Se vocês, assim como eu, são de marte e não deste planeta e não estão por dentro do assunto, saibam que SOPA e PIPA não são substantivos que estão sendo empregados nas mídias por uma loucura momentânea da população. Estas são as siglas de dois projetos de lei, chamados respectivamente de Stop Online Piracy Act e Protect Intellectual Property Act, que estão a um passo de serem aprovados nos EUA. Estes projetos tem como objetivo diminuir a pirataria na rede, uma coisa ótima a princípio, certo? Errado. E já, já vocês saberão porque.

Logicamente eu sou contra a pirataria e o plágio, do qual já fui vítima e sei bem como é horrível. Porém, estes projetos de lei, que na superfície estão aí para proteger os direitos autorais, na verdade querem coibir o uso de novas mídias e não irão conseguir deter os verdadeiros criminosos da internet. Eu, que não entendia nada do assunto, consegui compreender claramente a situação apenas olhando este vídeo. Ele explica com clareza e simplicidade o que estas leis tem a ver com VOCÊ e como podem nos afetar:

Como dá pra perceber, essa lei não é uma coisa boa e não acho que deva ser incentivada. Vários gigantes da internet, como Google, Wikipédia e Wordpres (sim, meu próprio blog poderia sair do ar apenas por conter um link para um site que use uma imagem da Disney, por exemplo) já se manifestaram contra este abuso, usando blackouts em seus sites.

Agora eu me pergunto (mais teórica da conspiração que eu, só Amy Haskel), não seria este o início de uma distopia exatamente com as vistas em Feios, Hunger Games ou Destino? Ou será que essa sou eu exagerando (alta probabilidade, hehehe)?

Seja qual for a opinião de vocês sobre o assunto, achei que seria interessante mostrar quais as consequências de tudo o que está acontecendo.

13 comentários (+add yours?)

  1. Lucas Martins
    Jan 19, 2012 @ 06:26:48

    Adri, adorei sua post!
    Mesmo que não seja especificamente sobre literatura, fala sobre a internet como um todo.
    Eu achei ridículo isso, sinceramente. Que loucura! E não acho exagero seu comentário sobre estarmos perto de uma distopia… Querem nos coibir e prender.
    Dentre comentários sobre BBB no Facebook, acho que ninguém prestou atenção na periculosidade destes projetos…
    Enfim, espero que role uma discussão legal aqui na post, Adri, porque é uma coisa que diz respeito a todos.
    Bjão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 21, 2012 @ 22:01:51

      Oi Lucas!
      Olha, nem me fale nesse tal BBB Não aguento mais as pessoas dando tanta atenção a algo frívolo como isso e se esquecendo de coisas tão importtantes quanto essa lei absurda! Espero que essa onda de protestos que vem ocorrendo na internet realmente ajude!!!

      Beijos

      Responder

  2. Claudia
    Jan 19, 2012 @ 10:32:25

    Oi Adri!!

    Super valido o post, esse tema nos atinge diretamente. Estou acompanhando essa história, é um horror e concordo estamos mais perto da realidade desses livros do que gostariamos. Imagina só podemos todos sair do ar, por trailers ou capas de livros postadas …. nesse video o cara diz tudo, atualmente a industria do entretenimento não chega nem perto de render (e acrescentar/influenciar) tanto quanto a Internet, alias eles precisam e muito dela para se promover. Não é ridículo isso, no Twitter deve ter milhares de links “errados” e ao mesmo tempo tem promoção paga de filme diariamente. Eles querem que as ferramentas funcionem apenas em benefício próprio, prejudicando todo mundo que esta criando, se manifestando e fazendo o que seja pela internet.

    estou em #revoltamode rsss

    Bjuss

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 21, 2012 @ 22:07:20

      Oi Cláudia! Que bom que o pessoal está vendo nessa postagem uma forma de debater sobre o assunto! Quanto mais pudermos divulgar e ajudar todos a compreender o poder que a industria do entretenimento teria com leis como essa, melhor para podermos combatê-las!
      Também acho que eles se beneficiam muitas das redes sociais e sites de busca para se promoverem, não vejo como podem querer acabar com algo que traz dinheiro!

      Também estou em #revoltamode com certeza =p

      Responder

  3. Juliana Pires
    Jan 19, 2012 @ 12:30:51

    Ontem de manha quando acordei botei na globo news e levei um susto quando estavam falando disso, concordo sobre a distopia, não acho que seja exagero. Acima de proteger direitos autorais o que o governo americano que é controlar o fluxo de informação, controle total mesmo, mais ainda bem que a Casa Branca se manifestou contra ao projeto, e alguns políticos que estavam a favor das leis voltaram atrás , até a União Europeia se manifestou contra. Não acredito que eles tiveram a coragem de propor uma idéia dessas, acho que no fundo é o grande desejo deles, já que eles se metem em todo lugar em todos os assuntos. Vamos torcer para que isso não aconteça e informar aos outros para que fiquem por dentro do assunto, parabéns pelo post, é muito importante. Pena que muitos acham mais interessante o caso no bbb. Bjs

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 21, 2012 @ 22:09:14

      Oi Ju!

      Pois é, espero que o assunto seja ainda mais divulgado, eu definitivamente não quero viver em uma distopia!!!
      O pior é que acho que o fechamento do MegaUpload, mesmo antes da lei ser aprovada é um péssimo indício de como será se eles conseguirem o.O

      Beijos

      Responder

  4. Fernanda Assis (@nandaassisbh)
    Jan 19, 2012 @ 14:30:52

    Ei Adri,

    Eu já tinha ouvido falar por alto, mas confesso que não me aprofundei no assunto. Achei seu post muito interessante e vou assistir ao vídeo depois com mais tempo. Eu não sei se é exagero comparar com as tramas distópicas, mas que isto seria mais uma maneira de poder a liberdade de expressão do que punir o plágio com certeza.

    bjos

    Responder

  5. Lia
    Jan 19, 2012 @ 19:15:35

    Nossa, Adri, muito legal esse post e o vídeo!
    Acho que a mensagem final foi bem interessante. Até onde vai isso? Até onde deixarmos. Mas… será que estamos fazendo alguma coisa pra impedir? Tenho a impressão que não, mas rezo pra estar errada. Porque… afinal… eu mesma não estou fazendo nada por isso. =/
    beijão!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 21, 2012 @ 22:11:45

      Oi Lia!
      Obrigado🙂

      Também achei o máximo a mensagem final, mas tenho a mesma preocupação que vc. Mesmo fazendo a postagem, acho que não é o suficiente, deveríamos nos mobilizar de forma mais organizada contra uma coisa dessas!!!

      Beijos

      Responder

  6. kelven
    Jan 20, 2012 @ 18:36:24

    F.B.I(Federal Boureau of Investigation) ou Filhos da p*** Inuteis.
    Dizem que quem invade sites são hackers ou crackers
    mas para se tirar um site do ar tem que ser admin ou cracker/hacker,então entendão minha lógica,segundo o site baixaki a internet é livre,ENTÃO porque isso?
    O F.B.I é onde existem 35% dos hackers dos E.U.A ou seja eles cometem crime e são protegidos pelo manto sujo e corrupto da justiça.
    Eu sinceramente acho que isso pode trazer rezultados muitos catastroficos já que hoje muitas pessoas tiram o seu dinheiro usando a internet e segundo a lei todo dinheiro ou bens adiquiridos com o site bloqueado pode ser recolhido. e o admin preso.

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Jan 21, 2012 @ 22:19:51

      Oi Kelven!
      Olha, essa coisa com o FBI é muito louca e com certeza nos deu uma ideia do que eles podem fazer se essas leis forem aprovadas!!!
      Se nos mobilizarmos, poderemos tentar impedir isso😉

      Responder

  7. Robson
    Jan 22, 2012 @ 10:38:35

    Ei manow eu acho que era melhor eles tirarem essas porcarias de virus de toda net do mundo somente assim teriamos uma melhor forma de conviver em paz no mundo intelectual !!!

    Responder

Deixe uma Resposta

