Book Blogger Hop #8

Qual sua opinião sobre clichês?

Eu não tenho nenhum grande preconceito contra clichês. Acho que nos dias de hoje é quase impossível criar uma história sem NENHUM elemento que já tenha sido explorado antes. Mas é dever do autor transformar a história dele na mais original e única possível, que ela tenha algo que a destaque das demais, mesmo que seja muito pouco. Por exemplo, eu amo finais felizes, onde o casal principal se casa e tudo fica bem (a la Nora Roberts), mas isso não quer dizer que cada livro não deva ser diferente, que me prenda sempre de um jeito ou de outro. O que importa não é bem o final (ou melhor, não importa que ele seja clichê) o que importa é se a história me fez querer continuar lendo-a, me prendeu e me satisfez. Ou seja, considero mais importante como chegamos ao final do que o final em si. E vocês, amam ou odeiam clichês?