Sara Gruen – A Casa dos Macacos

Sou fã incondicional da escrita de Sara Gruen desde que li Água para Elefantes. Conheci o livro através de uma resenha da Camila no Leitora Compulsiva, muito antes de ele se tornar conhecido ou haver uma adaptação cinematográfica.

Li, reli e amei o livro a cada página, por isso quando soube do lançamento de um novo romance da autora, era imprescindível que eu o tivesse em mãos o mais rápido possível!

A Casa dos Macacos foi surpreendente, divertido e comovente, ainda mais do que eu esperava. Gruen fala ao nosso coração e nos toca com seu profundo sentimento de amor aos animais, que pode ser percebido ao longo de todo o livro.

A obra conta a história de Isabel Duncan, uma cientista responsável pelo Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, onde são feitas pesquisas de linguagem avançada com os bonobos (uma espécie de macacos que eu, admito, nunca tinha ouvido falar).

Os bonobos são muito mais inteligentes que os chimpanzés, por exemplo, e desenvolveram uma forma de comunicação com os humanos que tem dado muito certo. Por meio da Linguagem de Sinais (LIBRAS, no Brasil), eles conseguem solicitar o que desejam e interagir física e socialmente com humanos.

Isabel sempre foi solitária, e considera Sam, Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani e Makena sua família. Cada um deles representa algo e aprendemos a amá-los e respeitá-los durante a leitura.

O outro protagonista dessa história é John Thigpen, um jornalista que conhece Isabel e os macacos por acaso em uma reportagem. Mas logo após este encontro, acontece um grave atentado, que mudará o rumo da vida dos dois radicalmente.

Isabel fica gravemente ferida após uma explosão no Laboratório e, após alguns dias, acaba descobrindo que seus preciosos macacos, sua família, foram vendidos. Mas o pior ainda está por vir, pois o comprador tem planos muito grandiosos e diferentes para aquele grupo de bonobos.

Não quero contar muito mais do que isso porque o charme de toda a leitura está na surpresa! Li apenas uma resenha antes de pegar o livro (mais uma vez da Camila, que sempre tem a sensibilidade de não contar nada mais do que o necessário para nos instigar, ou não, a ler a obra em questão). Isso ajudou muito a tornar todo o enredo mais misterioso e surpreendente. Não recomendo que leiam a sinopse, pois ela estraga bastante alguns acontecimentos do livro. Ainda bem que nem cheguei perto, hehehe!

A narrativa é alternada entre os pontos de vista de Isabel e John, e com eles vamos descobrindo quanto drama pode envolver macacos com características tão singulares quanto a dos bonobos.

Um plot interessante que a autora inseriu foi a luta da esposa de John para se tornar uma escritora de sucesso. Adoro livros que trabalhem a dificuldade de publicação que existe no mercado editorial e, mesmo que não tenha muito a ver com o resto da história, Sara Gruen conseguiu colocar isso de uma forma coesa e relevante para o desenrolar do livro.

Além de acompanharmos os macacos, vivenciamos os dramas cotidianos dos personagens, temos uma breve introdução ao mundo do jornalismo, enquanto somos forçados a refletir sobre questões de ética, sociedade e vida, como um todo.

Sobre a edição: parabéns merecidos à Record! A capa ficou linda e o livro está super bem revisão, como sempre.

E o mais legal de todo o livro é que, no final, ficamos sabendo que grande parte dos diálogos com os macacos foi real. A autora vivenciou a experiência e inclusive dedica a obra a uma bonobo em especial. Impossível não cair de amores pela comunicação destes seres tão lindos e fascinantes.

Com certeza é uma trama adulta que eu recomendo. Quem gostou de Água para Elefantes também irá se deliciar com A Casa dos Macacos, e quem ainda não leu o primeiro romance de Gruen pode ler este sem medo, não tem nenhuma relação com o outro.

Avaliação (de 1 a 5):

10 comentários (+add yours?)

  1. Gabi
    Dez 19, 2011 @ 09:10:53

    Oi

    Eu não li Água para Elefantes, vi apenas o filme. Eu tenho vontade de ler, mas no momento não estou com clima para ler livros assim, talvez daqui um tempo eu pegue para ler. Ótima resenha sem spoilers 🙂 Odeio spoilers!

    Gabi

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 19, 2011 @ 09:40:35

      Oi Gabi!
      Ahhh, leia sim! Este tipo de livro é para se emocionar, bem parecido com os do Nicholas que tu tanto gosta (que nem eu 😉

      Hehehe, também não gosto muito de spoilers não =P

      Beijos

      Responder

  2. Camila - Leitora Compulsiva
    Dez 19, 2011 @ 12:24:43

    Oi Adri,
    Fico muito feliz em saber que tive a honra de apresentá-la à Sara Gruen!! rs…
    E muito obrigada pelas palavras dirigidas a mim e ao Leitora Compulsiva!
    Quanto ao livro, fiquei absolutamente encantada com essa história e saber que esses macacos existem e que se comunicam dessa forma tornou tudo ainda mais mágico!
    E parabéns pela brilhante resenha do livro!! É verdade mesmo que a sinopse estraga um pouco a leitura!! rs…
    Beijos
    Camis

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 19, 2011 @ 20:04:58

      Oi Camis!
      Tenho uma dívida de gratidão muito grande co o Leitora, que foi o blog que me apresentou a todo o mundo literário que existe aqui na internet 🙂 Graças as suas resenhas voltei a ler depois de muito tempo relegando este meu hábito e foi assim que surgiu a ideia do Mundo da Leitura também!
      E Água para Elefantes foi um dos primeiros livros indicados por vc que li, soube na hora que teria de ler o que tu indicasse futuramente, hehe!

      Beijos

      Responder

  3. Lucas Martins
    Dez 19, 2011 @ 15:10:50

    Essa mulher só escreve de bicho?! Rsrsrs
    Fiquei curioso para ler, mas quero ler Água para elefantes antes.
    Estou num momento de leituras mais para a comédia, então quando quiser um tema mais aproximado deste, com certeza com comprar e ler.
    Bjão, Adri!

    Responder

    • Mundo da Leitura
      Dez 19, 2011 @ 20:08:08

      Hahaha, Sara Gruen demonstra nos seus romances uma profunda ligação com os animais e fala incrivelmente bem sobre isso!
      Acho que tu iria gostar Lucas, os livros tem boas doses de drama e são escritos de forma muito emocionante! (Amo demais)!!!

      Também tenho épocas em que só quero um bom livro para me divertir, mas tem horas em que um bom romance adulto e uma dose de drama caem bem 😉

      Beijos

      Responder

  4. Claudia
    Dez 19, 2011 @ 17:54:50

    Oi Adri!

    Parece lindo, eu também gosto de resenhas que não revelam muito e ultimamente nem leio sinopse, ás vezes contam até o meio do livro.
    Mesmo sem ter lido nenhum dos livros e nem visto o filme, já estou encantada com essas relações com animais que ela mostra, com certeza vou comprar.

    Bjus

    Responder

  5. Diogo
    Dez 22, 2011 @ 22:37:02

    Oi!!

    Conheci a obra da Sara Gruen também no blog da Camila e, assim que pe ler, me encantei com a forma envolvente com que a autora escreve.

    Já estou doido por este novo livro e sei que vou gostar bastante!!

    Responder

Deixe um comentário